Concepções de linguagem em livros didáticos de português (1950-1963): espaço de inter-incompreensão polêmica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51359/2175-294x.2022.253201

Palabras clave:

livro didático de português, concepção de linguagem, interdiscurso, Companhia Editora Nacional.

Resumen

Meus objetivos são (i) determinar o estatuto teórico-metodológico da categoria concepção de linguagem e(ii)analisar como ela se materializa em dois livros didáticos de português, a saber, Português para o colégio (1955) e Português no colégio (1963). Defendo que essas concepções compõem um processo de subjetivação jamais estabilizado. Para analisá-lo, detenho-me em relações interdiscursivas salientadas por polêmicas explícitas (MAINGUENEAU, 1997), particularmente, aquela que opõe português brasileiro e europeu. Os resultados permitem constatar que, em vez de posições categorizáveis de um determinado autor, as concepções de linguagem são modos distintos de se relacionar com as regras de formação da língua como saber.

Biografía del autor/a

Cristian Henrique Imbruniz, Universidade de São Paulo

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa, da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2022-12-28

Cómo citar

Imbruniz, C. H. (2022). Concepções de linguagem em livros didáticos de português (1950-1963): espaço de inter-incompreensão polêmica. Revista Investigações, 35(2). https://doi.org/10.51359/2175-294x.2022.253201

Número

Sección

Artigo - Linguística (seção livre)

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