Organização textual, enunciação e argumentação voltadas para o estudante usuário da web

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51359/2175-294x.2022.254250

Palabras clave:

plano de texto, ponto de vista, interação, argumentação, videoaula.

Resumen

Neste artigo, analisa-se um vídeo com fins educativos, com base em fundamentos da Análise Textual dos Discursos e dos Estudos da Enunciação. A investigação contempla três níveis teórico-analíticos: a estrutura composicional, o enunciativo, os atos do discurso e orientação argumentativa (ADAM, 2011), abordando igualmente aspectos verbais e não verbais. Em cada nível, observam-se categorias específicas: planos de texto – no macro e no mesonível; ponto de vista; aspectos interacionais e argumentativos. Os resultados confirmam a ocorrência de um plano de texto em que aspectos videográficos e textuais, em sinergia, favorecem os objetivos enunciativos e propiciam a interação ao estudante usuário da web.

Biografía del autor/a

Sueli Cristina Marquesi, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Professora Titular do Departamento de Ciências da Linguagem e Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Ana Lúcia Cabral, Instituto de Pesquisas Lingüísticas "Sedes Sapientiae" para Estudos de Português (IP-PUCSP).

Pesquisadora colaboradora do Instituto de Pesquisas Lingüísticas "Sedes Sapientiae" para Estudos de Português (IP-PUCSP). É coordenadora do GTLTAC (Grupo de Trabalho Linguística de Texto e Análise da Conversação), da ANPOLL (2020-2023).

Maria das Graças Soares Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Associada IV da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

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Publicado

2022-12-28

Cómo citar

Marquesi, S. C., Cabral, A. L., & Rodrigues, M. das G. S. (2022). Organização textual, enunciação e argumentação voltadas para o estudante usuário da web. Revista Investigações, 35(especial). https://doi.org/10.51359/2175-294x.2022.254250

Número

Sección

Linguística de Texto e Análise da Conversação: perspectivas para as Tecnologias digitais

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