O político nas relações de sentido: uma análise semântica do termo professor na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 9.394/96
DOI:
https://doi.org/10.51359/2175-294x.2020.241739Parole chiave:
semântica do acontecimento, sentido, professor, político.Abstract
Este trabalho apresenta uma análise dos sentidos do termo professor em excertos selecionados da primeira edição da LDB Nº 9.394/96. Para tanto, partimos dos pressupostos da Semântica do Acontecimento, teoria semântica enunciativa que considera que a constituição do sentido se dá na enunciação em uma relação do sujeito com a língua, sendo esta relação uma prática política, pois instaura o conflito no centro do dizer. Nosso objetivo é analisar como se configura o político nos sentidos de professor, partindo da hipótese de que há um embate entre sentidos de prestigio e de desvalorização. Os resultados obtidos covalidam nossa hipótese.Riferimenti bibliografici
BENVENISTE, E. Problemas de linguística geral. Tradução de Maria da Glória Novak e Luiza Neri. São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, v8, 1976.
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. Lei nº 12.014/2009, de 06 de agosto de 2009. Altera o art. 61 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, com a finalidade de discriminar as categorias de trabalhadores que se devem considerar profissionais da educação. Brasília: MEC, 2009.
GUIMARÃES, E. Semântica do Acontecimento. Campinas-SP: Pontes. 2002.
GUIMARÃES, E. A palavra: Forma e Sentido. Pontes. Campinas, 2007.
GUIMARÃES, E. A enumeração: funcionamento enunciativo e sentido. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, v. 51, n. 1, p. 49-68, 2009.
GUIMARÃES, E. Análise de texto: procedimentos, análises, ensino. Campinas, SP: Editora RG, 2011.
GUIMARÃES, E. Semântica: enunciação e sentido. Campinas-SP: Pontes, 2018.
CONCLI, Raphael. Após 20 anos, LDB não trouxe avanço pleno para educação no Brasil. In: Jornal da USP. 31/01/2017. Disponível em: . Acesso em: 20 de jun. 2019.
LAGAZZI, S. O recorte significante na memória. Apresentação no III SEAD –Seminário de Estudos em Análise do Discurso, UFRGS, Porto Alegre, 2007. In: O Discurso na Contemporaneidade. Materialidades e Fronteiras. INDURSKY, F.,FERREIRA, M. C. L. & MITTMANN, S. (orgs.). São Carlos, Claraluz, 2009.
ORLANDI, Eni P. Língua e conhecimento linguístico: para uma história das ideias no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2020 Lívia Cristina de Souza Sigliani, Adilson Ventura

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.