ENCONTROS ENTRE ARTE-EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: CULTIVANDO CAMINHOS PARA UMA VIVÊNCIA HUMANIZADORA

Autori

  • Caren Ruotti
  • Inessa Silva
  • Helena Cacciacarro Tabarino

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2022.v5.n17.p178-216

Parole chiave:

educação, direitos humanos, metodologias participativas, linguagens artísticas

Abstract

O artigo propõe um diálogo sobre o potencial das linguagens artísticas para uma educação em direitos humanos, especialmente no contexto escolar. Tal objetivo provém da importância da consolidação de uma cultura de respeito aos direitos humanos, do papel central da educação nesse processo e da necessidade de superar a desvalorização que muitas vezes recai sobre as linguagens das artes na formação integral dos estudantes. Trata-se de um artigo teórico-metodológico que discorre inicialmente sobre as perspectivas que adotamos em relação aos direitos humanos e as configurações sociais e históricas que marcam seus avanços e retrocessos no país. Em seguida, dialoga sobre os princípios e caminhos que fundamentam uma educação em direitos humanos e sobre as potencialidades da arte na construção desta educação. Assume-se, de tal modo, que as distintas linguagens artísticas, enquanto práticas metodológicas participativas, são essenciais para fomentar a formação e o protagonismo dos estudantes enquanto sujeitos de direitos, propiciando vivências e práticas de transformação de si e de seus contextos.

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Pubblicato

2022-07-31

Come citare

Ruotti, C., Silva, I., & Tabarino, H. C. (2022). ENCONTROS ENTRE ARTE-EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: CULTIVANDO CAMINHOS PARA UMA VIVÊNCIA HUMANIZADORA. Revista Debates Insubmissos, 5(17), 178–216. https://doi.org/10.32359/debin2022.v5.n17.p178-216

Fascicolo

Sezione

Número Especial Educação em Direitos Humanos

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