DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO EM E PARA OS DIREITOS HUMANOS: ANOTAÇÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA NA UFGD

Autori

  • Rodolfo Arruda Universidade Federal da Grande Dourados
  • André Faisting Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2022.v5.n17.p217-240

Parole chiave:

educação em direitos humanos, políticas públicas, plano nacional de educação em direitos humanos, desafios da EDH no ensino superior.

Abstract

O objetivo é desenvolver uma reflexão sobre os desafios que envolvem o ensino e a promoção dos direitos humanos a partir da experiência da disciplina Educação em Direitos Humanos na UFGD, no período entre 2017 - 2020. A análise buscou identificar, por meio de materiais de experiências pedagógicas, os conteúdos curriculares ofertados, as abordagens de ensino desenvolvidas, bem como desafios e limites para a realização das diretrizes de área da EDH. Para desenvolver essa perspectiva, foi realizado um levantamento preliminar de materiais produzidos por diferentes docentes (tais como planos de ensino, conteúdos programáticos, experiências pedagógicas desenvolvidas, entrevistas, etc.), ao lado de uma retomada do contexto político recente, no qual se verificam várias tendências de recrudescimento de valores democráticos associados aos DH e intensificação de posturas e discursos autoritários que combatem os princípios da EDH.

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Pubblicato

2022-07-31

Come citare

Arruda, R., & Faisting, A. (2022). DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO EM E PARA OS DIREITOS HUMANOS: ANOTAÇÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA NA UFGD. Revista Debates Insubmissos, 5(17), 217–240. https://doi.org/10.32359/debin2022.v5.n17.p217-240

Fascicolo

Sezione

Número Especial Educação em Direitos Humanos

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