A MODALIZAÇÃO ESPIRITUAL DO SABER DESDE O PONTO DE VISTA DE GURU RINPOCHE: NOTAS PARA NÃO DESISTIR DE PENSAR (OUTRAMENTE) OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO HUMANA NA CONTEMPORANEIDADE

NOTES TO NOT GIVE UP THINKING (OTHERWISE) THE CHALLENGES OF HUMAN FORMATION IN CONTEMPORANEITY

Autori

  • Silas Carlos Rocha da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Alexandre Simão de Freitas Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n26.p119-153

Parole chiave:

Formação Humana, Espiritualidade Budista, Educação, Guru Rinpoche

Abstract

Ancorado no desejo de contribuir com a tarefa permanente de "descolonização do pensamento" (VIVEIROS DE CASTRO, 2015), o presente artigo aposta na possibilidade de pensar sobre os desafios da formação humana, assumindo como principal chave de leitura o campo nocional da Espiritualidade Budista corporificada no saber espiritual de um mestre indiano do Século VIII chamado Guru Rinpoche. Através de uma investigação de caráter teórico-bibliográfico, pretende-se mostrar que a modalização espiritual do saber, desde o ponto de vista de Guru Rinpoche, pode abrir novos meios de percepção do ato educativo.  O pressuposto imanente é que o diálogo interfilosófico entre Educação e Budismo, além de contribuir para revitalizar e enriquecer os debates em torno da formação humana, compromete o campo com a superação de discursos e práticas duais que contribuem para perpetuar a lógica da colonialidade dos saberes. No limite, espera-se que este trabalho possibilite abrir um ethos de escuta a outros pontos de vista.

Biografie autore

Silas Carlos Rocha da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2012), onde recebeu o título de Bacharel e Psicólogo. Pela mesma Universidade realizou o Mestrado em Psicologia (2015) e o Doutorado em Educação (2019). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Alexandre Simão de Freitas, Universidade Federal de Pernambuco

Realizou seu percurso formativo na Universidade Federal de Pernambuco, onde graduou-se em Pedagogia (1997), fez o mestrado em Educação (2000) e o doutorado em Sociologia (2005). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Políticas e Gestão da Educação (DPGE) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

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Pubblicato

2025-01-24

Come citare

Rocha da Silva, S. C., & Simão de Freitas, A. (2025). A MODALIZAÇÃO ESPIRITUAL DO SABER DESDE O PONTO DE VISTA DE GURU RINPOCHE: NOTAS PARA NÃO DESISTIR DE PENSAR (OUTRAMENTE) OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO HUMANA NA CONTEMPORANEIDADE: NOTES TO NOT GIVE UP THINKING (OTHERWISE) THE CHALLENGES OF HUMAN FORMATION IN CONTEMPORANEITY. Revista Debates Insubmissos, 7(26), 119–153. https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n26.p119-153

Fascicolo

Sezione

DOSSIÊ: Educação e espiritualidades: práticas, poiésis e reinvenções utópicas para a trans/formação humana

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