A MODALIZAÇÃO ESPIRITUAL DO SABER DESDE O PONTO DE VISTA DE GURU RINPOCHE: NOTAS PARA NÃO DESISTIR DE PENSAR (OUTRAMENTE) OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO HUMANA NA CONTEMPORANEIDADE
NOTES TO NOT GIVE UP THINKING (OTHERWISE) THE CHALLENGES OF HUMAN FORMATION IN CONTEMPORANEITY
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n26.p119-153Parole chiave:
Formação Humana, Espiritualidade Budista, Educação, Guru RinpocheAbstract
Ancorado no desejo de contribuir com a tarefa permanente de "descolonização do pensamento" (VIVEIROS DE CASTRO, 2015), o presente artigo aposta na possibilidade de pensar sobre os desafios da formação humana, assumindo como principal chave de leitura o campo nocional da Espiritualidade Budista corporificada no saber espiritual de um mestre indiano do Século VIII chamado Guru Rinpoche. Através de uma investigação de caráter teórico-bibliográfico, pretende-se mostrar que a modalização espiritual do saber, desde o ponto de vista de Guru Rinpoche, pode abrir novos meios de percepção do ato educativo. O pressuposto imanente é que o diálogo interfilosófico entre Educação e Budismo, além de contribuir para revitalizar e enriquecer os debates em torno da formação humana, compromete o campo com a superação de discursos e práticas duais que contribuem para perpetuar a lógica da colonialidade dos saberes. No limite, espera-se que este trabalho possibilite abrir um ethos de escuta a outros pontos de vista.
Riferimenti bibliografici
BERARDI, Franco. Asfixia: capitalismo financeiro e a insurreição da linguagem. São Paulo: Ubu Editora, 2020.
BOLLNOW, Friedrich. Pedagogia e Filosofia da Existência. Petrópolis, RJ: Vozes, 1974.
CHÖDRÖN, Pema. Quando tudo se desfaz: orientação para tempos difíceis. Rio de Janeiro: Gryphus, 2017.
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.
DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. São Paulo: Escuta, 1998.
FARO, Paula Telles De Menezes; ALLEGRETTI, Bruna Luiza De Camillo. Neoliberalismo e mercado Místico: o “Despertar” mobiliza o discurso autoempreendedor. Lumina, [S. l.], v. 17, n. 3, p. 55–69, 2023. DOI: 10.34019/1981-4070.2023.v17.39174. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/39174. Acesso em: 27 mar. 2024.
FERREIRA, Aurino Lima. Do entre-deux de Merleau-Ponty à atenção consciente do budismo e da abordagem transpessoal: análise de uma experiência de formação Integral. 2007. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2007.
FOUCAULT, Michel. Ética, Sexualidade e Política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.
FOUCAULT, Michel. A Hermenêutico do Sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Ligia M. Pondé Vassalo. Petrópolis: Vozes, 2013.
FOUCAULT, Michel. O Enigma da Revolta: Entrevistas inéditas sobre a Revolução Iraniana. São Paulo: n-1 Edições, 2019.
FISHER, Mark. Realismo Capitalista: é mais fácil imaginar o fim do mundo do que o fim do capitalismo? São Paulo: Autonomia Literária, 2020.
FREITAS, Alexandre Simão. O Cuidado de Si como Articulador Pedagógico da Cultura de Paz. Entrelugares: Revista de Sociopoética e Abordagens Afins, Porto, v. I, p. 03-20, 2010.
FREITAS, Alexanre Simão. A parresia pedagógica de Foucault e o ethos da educação como psicagogia. In: OLIVEIRA, Avelino da Rosa.; VALLE, Lílian do. (Orgs.). Filosofia da Educação: posições sobre a formação humana. Curitiba: Appris, 2014.
FREITAS, Alexandre Simão. Políticas da educação não formal e poéticas da diferença: fragmentos para uma teoria destituinte da formação humana. (Projeto de pesquisa). Recife: CE/UFPE, 2018
GALLO, Silvio. Filosofia da Educação no Brasil do século XX: da crítica ao conceito. Eccos – Revista Científica. São Paulo, v. 9, n. 2, p. 261-284, Jul./Dez., 2007.
GIL, José. Caos e Ritmo. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 2018.
GOLDMAN, Marcio. Os tambores do antropólogo: Antropologia pós-social e etnografia. Ponto Urbe, 3 | 2008.
GOLDMAN, Marcio. Da existência dos bruxos. Ou como funciona a antropologia. Revista de @ntropologia da UFSCar, 6 (1), jan./jun. 2014.
GOLDMAN, Marcio. Vídeo (29:36). Diálogos - Marcio Goldman. Publicado pelo canal TVU - TV Universidade UFMT em 19 de Julho de 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=oE0tQnpCL3g&t=178s
GROS, Frédéric. Situação do Curso. In: FOUCAULT, Michel. A Hermenêutico do Sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2006. p. 613-661.
HADOT, Pierre. Exercícios espirituais e filosofia antiga. São Paulo: É realizações, 2014.
HAN, Byung-Chul. O aroma do Tempo: um ensaio filosófico sobre a arte da demora. Lisboa: Relógio d'água, 2016.
HAN, Byung-Chul. Sociedade do Cansaço. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
HAN, Byung-Chul. Psicopolítica: o Neoliberalismo e as novas técnicas de poder. Belo Horizonte: Editora Âyiné, 2018.
HAN, Byung-Chul. Morte e Alteridade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2020.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. n. 19. Jan/Fev/Mar/Abr, 2002.
LARROSA, Jorge. Apresentação da coleção “Educação: Experiência e sentido” (2014). In: MASSCHELEIN, J.; SIMONS, M. A pedagogia, a democracia, a escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
MUCHAIL, Salma Tannus. Foucault, mestre do cuidado: textos sobre a hermenêutica do sujeito. São Paulo: Loyola, 2011.
NIETZSCHE, Friedrich. Assim falou Zaratustra: um livro para todos e para ninguém. São Paulo: Companhia de Bolso, 2018.
NOGUERA, Renato. O ensino de filosofia e a Lei 10.639. Rio de Janeiro: Pallas: Biblioteca Nacional, 2014.
PAGNI, Pedro. Um lugar para a experiências e suas linguagens entre os saberes e práticas escolares: pensar a infância e o acontecimento na práxis educativa. In: PAGNI, Pedro; GELAMO, Rodrigo. (Orgs). Experiência, Educação e contemporaneidade. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.
PRECIADO, Paul B. Testo Yonqui. Madrid: Espasa, 2008.
RICO, Santiago Alba. Elogio da amabilidade, em tempos brutos. Outras Palavras. São Paulo, jul. 2021. Disponível em: https://outraspalavras.net/crise-civilizatoria/elogio-da-amabilidade-emtemposbrutos/ . Acesso em: 25 de Mar. 2024.
SAFATLE, Vladimir. O circuito dos Afetos: corpos políticos, desamparo e o fim do indivíduo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.
SAFATLE, Vladimir. Só mais um esforço: como chegamos até aqui ou como o país dos “pactos”, das “conciliações”, das “frentes amplas” produziu seu próprio colapso. São Paulo: Vestígio, 2022.
STENGERS, Isabelle; PIGNARRE, Philippe. La Brujería Capitalista. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Hekht Libros, 2017.
STENGERS, Isabelle. Uma outra ciência é possível: manifesto por uma desaceleração das ciências. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2023.
TAVARES, Ana Cláudia Ribeiro. Bondade Fundamental E Presença Autêntica: A Visão De Formação Humana No Pensamento De Chögyam Trungpa Rinpoche. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013.
TAVARES, Ana Cláudia Ribeiro. Tornar-se humano entre a cultura e a ética da autenticidade: reverberações de um mal-estar e sofrimento na contemporaneidade para os processos educativos. Relatório de atividades de pós-doutorado no programa de pós-graduação em educação (PPGEdu/UFPE). 2017.
TRUNGPA RINPOCHE, Chögyam. Louca Sabedoria. Rio de Janeiro: Lúcida Letra, 2015.
TRUNGPA RINPOCHE, Chögyam. Além do Materialismo Espiritual. Rio de Janeiro: Lúcida Letra, 2016.
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Metafísicas Canibais. São Paulo: Cosac Naify, 2015.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza

Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
