FEMINISMO E EDUCAÇÃO DAS MULHERES NO BRASIL: O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA POLÍTICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2021.v4.n16.p248-266

Palabras clave:

Feminismo, Educação, Consciência Política

Resumen

O presente ensaio objetiva apresentar alguns dos principais marcos da historiografia feminista brasileira para aquelas e aqueles que desejam um primeiro contato com o tema. O texto pretende articular os conceitos de feminismo e consciência política, mostrando como os feminismos brasileiros, desde sua aurora, na segunda metade do século XIX, até o momento atual, apresentam em comum o movimento de partirem de um processo educativo de emancipação e desenvolvimento da consciência política, para estender essa conquista às demais mulheres e, com isso, promover uma transformação social. O ensaio é centrado, sobretudo, na trajetória educacional das mulheres rumo à superação do hiato de gênero na educação e na articulação entre os processos educativos propostos pelos feminismos e o desenvolvimento da consciência política.

Biografía del autor/a

Perycles Macedo, Universidade Federal de Pernambuco

Graduando em Licenciatura em pedagogia na UFPE – CAA. Bolsista de iniciação científica do Conselho Nacional de Desencolhimento Científico e Tecnológico (CNPq) Integrante do grupo de estudos Observatório dos Movimentos Sociais da América Latina da UFPE-CAA. E-mail: perycles.macedo@ufpe.br

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Publicado

2022-05-11

Cómo citar

Macedo, P. (2022). FEMINISMO E EDUCAÇÃO DAS MULHERES NO BRASIL: O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA POLÍTICA. Revista Debates Insubmissos, 5(16), 248–266. https://doi.org/10.32359/debin2021.v4.n16.p248-266

Número

Sección

Pautas Insubmissas

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