CHAMA-ME PELO MEU NOME: O USO DO NOME SOCIAL NA EDUCAÇÃO PÚBLICA

Autores

  • DOUGLAS MANOEL ANTONIO DE ABREU PESTANA DOS SANTOS USP

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n20.p54-74

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Nome social, Travesti, Transgênero, Gênero, Dissidência.

Resumo

A presente pesquisa trata da utilização do nome social no campo da Educação, assumindo um lugar de importância por chamar por uma transformação radical a fim de atender, com a devida dignidade, a população trans e travesti na educação pública brasileira. Borrando propositalmente no texto as fronteiras desta pesquisadora, que experimenta no próprio corpo os desafios de uma cidadania precarizada e que tem no uso do nome social um campo de disputa política de existência, objetivou-se apresentar e problematizar dados sobre a utilização do nome social na educação pública. Como material e método foram realizadas: (1) pesquisa bibliográfica junto ao tema gênero produzida, prioritariamente, por pesquisadores trans; (2) análise de dados públicos divulgados por órgãos oficiais da educação do Estado de São Paulo sobre a utilização do nome social. Como resultados, aponta-se para uma crescente no uso do nome social, o que sinaliza uma transformação e a construção de um novo tempo. Percebe-se que as pessoas trans e travestis estão cada vez mais acessando e permanecendo na educação. Conclui-se que é preciso se debruçar com responsabilidade sobre essas questões para acelerar o tempo das transformações necessárias, considerando-se a urgência da baixa expectativa de vida da população aqui representada.

 

Biografia do Autor

DOUGLAS MANOEL ANTONIO DE ABREU PESTANA DOS SANTOS, USP

Doutor em ciências da educação. Membro da Cátedra Otávio Frias de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade - USP. Bolsista de Produtividade em Pós-Graduação na área da Educação CAPES/CNPq. Membro da Rede Nacional da Ciência para a Educação- CPe. Membro da ABEPEE- Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial UNESP Associado(a) na categoria de Profissional, Nº de matrícula 15713, da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) USP, filiada no Brasil, à Federação das Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e no exterior, à International Brain Research Organization (IBRO) e à Federação das Associações Latino Americanas e do Caribe de Neurociências. Tem experiência na área de Educação, na intersecção entre Psicanálise e Educação, abordando principalmente os seguintes temas: educação em tempos de crise, educação e autoridade; ensino e transmissão.

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Publicado

2023-05-09

Como Citar

DOS SANTOS, D. M. A. D. A. P. (2023). CHAMA-ME PELO MEU NOME: O USO DO NOME SOCIAL NA EDUCAÇÃO PÚBLICA. Revista Debates Insubmissos, 6(20), 54–74. https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n20.p54-74

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