CONTRIBUIÇÕES DA PSICANÁLISE PARA A EDUCAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI :
https://doi.org/10.32359/debin2022.v5.n18.p89-110Mots-clés :
Autismo, Psicanálise, Educação InclusivaRésumé
O presente texto é um relato de experiência do curso de capacitação "Abril Azul" oferecido à profissionais da rede de educação de quatro municípios do Estado de Goiás durante a pandemia da covid-19, nos meses de abril e maio de 2021. O curso foi desenvolvido a partir do projeto de pesquisa e extensão “Saúde mental na infância e adolescência” orientado pela profa Dra Renata Wirthmann G. Ferreira da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), embasado pelo campo psicanalítico, e teve como, matize ética central, o trabalho de construir uma prática que pressupõe e defende o respeito à singularidade do sujeito, ou seja, um trabalho que não sacrifica a individualidade e a liberdade da criança e que toma os pais e os professores como seus principais colaboradores. Desse modo, o presente trabalho propõe apresentar importantes contribuições da teoria psicanalítica acerca do autismo para a educação inclusiva.
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