CONTRIBUIÇÕES DA PSICANÁLISE PARA A EDUCAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.32359/debin2022.v5.n18.p89-110

Mots-clés :

Autismo, Psicanálise, Educação Inclusiva

Résumé

O presente texto é um relato de experiência do  curso de capacitação "Abril Azul" oferecido à profissionais da rede de educação de quatro municípios do Estado de Goiás durante a pandemia da covid-19, nos meses de abril e maio de 2021. O curso foi desenvolvido a partir do projeto de pesquisa e extensão “Saúde mental na infância e adolescência” orientado pela profa Dra Renata Wirthmann G. Ferreira da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), embasado pelo campo psicanalítico, e teve como, matize ética central, o trabalho de construir uma prática que pressupõe e defende o respeito à singularidade do sujeito, ou seja, um trabalho que não sacrifica a individualidade e a liberdade da criança e que toma os pais e os professores como seus principais colaboradores. Desse modo, o presente trabalho propõe apresentar importantes contribuições da teoria psicanalítica acerca do autismo para a educação inclusiva.

Bibliographies de l'auteur

Renata Wirthmann, Universidade Federal de Catalão (UFCAT) Instituto de Biotecnologia (IBIOTEC) Curso de Psicologia

Psicanalista e professora Associada no curso de Psicologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Escreve livros infanto-juvenis e foi contemplada com a bolsa FUNARTE de criação literária em 2009 e uma mensão honrosa no I Concurso Nacional de Literatura Infantil e Juvenil promovido pela Companhia Editora de Pernambuco em 2010. Suas principais linhas de pesquisa são os estudos psicanalíticos da psicose, feminilidade e arte. Possui pos-doutorado em Teoria Psicanalítica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutorado em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (UnB) e mestrado em Psicologia pela UnB. Atualmente é coordenadora do curso de Psicologia da UFCAT.

Isabella Andrade, Universidade Federal de Catalão (UFCAT) Instituto de Biotecnologia (IBIOTEC) Curso de Psicologia

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Integrante dos grupos de pesquisa e extensão: “Dialogus - Estudos Interdisciplinares em Gênero, Cultura e Trabalho”, “Orientação à Queixa Escolar à luz da Teoria Histórico-Cultural" e “Saúde Mental da Criança e do Adolescente”, todos pela UFCAT. Dedica-se à área de estudos de Gênero, Violência Doméstica e Familiar, Feminicídio e Autismo.

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Publiée

2022-09-11

Comment citer

Wirthmann, R., & Andrade, I. (2022). CONTRIBUIÇÕES DA PSICANÁLISE PARA A EDUCAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Debates Insubmissos, 5(18), 89–110. https://doi.org/10.32359/debin2022.v5.n18.p89-110

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