SACO SEM VERGONHA: A EXPERIÊNCIA DO SERVIÇO SOCIAL EM PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE COM ADOLESCENTES NO CONJUNTO DE FAVELAS DA MARÉ

Autores

  • Sonia Cristina Soares Dias Vermelho Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
  • Kelly Cristine Marques da Silva UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n24.p147-176

Palavras-chave:

adolescente, maré, educação não-formal, educação popular em saúde, serviço social, terceiro setor

Resumo

O artigo apresenta o trabalho realizado com adolescentes no Conjunto de Favelas da Maré e aponta as possibilidades do exercício profissional no âmbito da educação popular em saúde, educação sexual, direitos sexuais e reprodutivos em um projeto de educação não-formal no terceiro setor, articulando diferentes saberes. Para tal, realiza um breve debate sobre educação popular em saúde, a prática profissional do assistente social no terceiro setor e na saúde e apresenta ações materializadas no trabalho social com adolescentes estudantes do 9º ano do ensino fundamental.

Biografia do Autor

Sonia Cristina Soares Dias Vermelho, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutora em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003), Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e possui graduação em Processamento de Dados pelo Centro Universitário Positivo (1993). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro, pesquisadora do Laboratório de Estudos das Ciências/Instituto NUTES e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde. e-mail: cristina.vermelho@gmail.com.

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Publicado

2024-05-16

Como Citar

Vermelho, S. C. S. D., & Marques da Silva, K. C. (2024). SACO SEM VERGONHA: A EXPERIÊNCIA DO SERVIÇO SOCIAL EM PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE COM ADOLESCENTES NO CONJUNTO DE FAVELAS DA MARÉ. Revista Debates Insubmissos, 7(24), 147–176. https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n24.p147-176

Edição

Seção

DOSSIÊ: Educação cidadã para uma promoção da saúde emancipatória.

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