PRESSUPOSTOS TAXONÔMICOS TEÓRICOS E FILOSÓFICOS INSUBMISSOS DA ABORDAGEM TRIANGULAR

Auteurs

  • Fernanda Pereira da Cunha Universidade Federal de Goiás- Escola de Música e Artes Cênicas

DOI :

https://doi.org/10.32359/debin2022.v4.n16.p159-170

Mots-clés :

Abordagem Triangular.

Résumé

Sob o prisma de pressupostos teóricos e filosóficos que embarcam a Abordagem Triangular, concebida e sistematizada pela professora Ana Mae Barbosa, este ensaio, oriundo de pesquisa de tese de doutorado intitulada Cultura digital na e-arte/educação: Educação digital crítica (2008), busca trazer análise reflexiva acerca da taxonomia que Elliot Eisner institui acerca das concepções do desenvolvimento da cognição em arte/educação, cujas concepções balizares em arte e educação de John Dewey e Paulo Freire, fundamentam pilares epistemológicos insubmissos à Abordagem Triangular em prol do desenvolvimento da consciência autogovernativa pela capacidade crítica de leitura do mundo. Abordagem Triangular de caráter insubmissa, vem disseminando sua aplicação inclusive para além da fronteira das artes, cuja insubmissão preside em prol da educação estético-crítico ao promover a curiosidade indócil, inquieta para a formação ontológica do ser, objetivando-se a identidade cultural.

Biographie de l'auteur

Fernanda Pereira da Cunha, Universidade Federal de Goiás- Escola de Música e Artes Cênicas

Possui  graduação  em  Educação  Artística —Licenciatura  Plena  pela  Fundação  Armando  Álvares Penteado, mestrado em Artes pelaUniversidade de São Paulo e doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Adjunta da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (EMAC/UFG). Tem experiência na área de Artes, atuando principalmente nos temas: Intermídia,  Cultura Digital,  e-Arte/Educação.  Foi  vice  coordenadora  do  Programa  de  Pós-Graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado) Interdisciplinar em Performances Culturais (EMAC/UFG) (2014-2016).   É   professora   do   Programa   de   Pós-Graduação   Stricto Sensu   (mestrado)   em   Música (EMAC/UFG).   É   coordenadora   do   Curso   de   Especialização   em   Arte/Educação   Intermidiática (EMAC/UFG).

Références

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Publiée

2022-05-11

Comment citer

Cunha, F. P. da. (2022). PRESSUPOSTOS TAXONÔMICOS TEÓRICOS E FILOSÓFICOS INSUBMISSOS DA ABORDAGEM TRIANGULAR. Revista Debates Insubmissos, 5(16), 159–170. https://doi.org/10.32359/debin2022.v4.n16.p159-170

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ- ABORDAGEM TRIANGULAR: TEORIA DE INTERPRETAÇÃO DAS ARTES E CULTURAS VISUAIS - UMA TEORIA INSUBMISSA

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