RESSIGNIFICANDO O PAPEL DO DOCENTE UNIVERSITÁRIO: EDUCAÇÃO PARA DEMOCRACIA E EXPERIÊNCIA EDUCATIVA EM JOHN DEWEY

Autor/innen

  • Camila Chiodi Agostini UPF
  • Ana Paula Pinheiro UPF
  • Altair Alberto Fávero Universidade de Passo Fundo/RS

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2022.v5.n19.p84-100

Schlagworte:

Democracia como forma de vida, Experiência educativa, Atuação docente superior.

Abstract

Pode-se afirmar que os processos educacionais ocupam centralidade na sociedade contemporânea, sendo que, tornam-se influenciadores da constituição da democracia como uma forma de vida e das concepções democráticas atuais. Nesse sentido, é preciso compreender como isso se dá em cada fase educacional, quais os sujeitos fundamentais envolvidos e a sua influência para que isso ocorra. Portanto, o objetivo desse trabalho foi pesquisar qual o contributo do docente universitário, na formação da democracia como forma de vida do estudante do Ensino Superior, enquanto uma das etapas do processo educacional social, sob a luz do conceito de experiência educativa de Dewey. Trata-se, portanto, de uma abordagem qualitativa, exploratória a partir de procedimento bibliográfico, com análise hermenêutica-analítica dos textos do autor principal e demais utilizados para a construção do tema em pesquisa. Com o desenvolvimento dessa pesquisa é possível afirmar que o docente universitário é fundamental no exercício da construção da democracia como forma de vida, através da experiência educativa e interação com o aluno. Ele deve ressignificar o seu papel, reconhecer sua importância nessa construção e desenvolver um trabalho que reconheça o outro, a pluralidade e diversidade do mundo, pilares essenciais para uma democracia.

Autor/innen-Biografien

Camila Chiodi Agostini, UPF

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo - UPF/RS. Mestre Interdisciplinar em Ciências Humanas pela UFFS, Campus Erechim/RS. Pós-graduada em Direito Público pela IMED - Passo Fundo/RS (2010). Pedagoga, graduada pela Universidade Anhanguera - Unidade Passo Fundo/RS (2018). Bacharel em Direito, graduada pela Universidade Luterana do Brasil (2008). Advogada Licenciada. Servidora pública federal junto a Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Passo Fundo/RS.

Ana Paula Pinheiro, UPF

Doutoranda em Educação no PPGEdu/UPF (ingresso em agosto de 2020). Mestre em
Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus de Erechim.
Especialização em Gestão e Coordenação Pedagógica pela Gama Filho, Especialização
em Educação Ambiental de Universidade Federal de Rio Grande- FURG. Especialização
em Mídias na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
– UFRGS. Especialização em AEE pela Faculdade de Educação São Luís. Graduação
em Educação Física pela Universidade de Passo Fundo (2009). Graduada em Pedagogia
pela Universidade de Passo Fundo, também graduada em Ciências Biológicas
pela Uniasselvi.

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo/RS

Pós-Doutorado (Bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México
(UAEMéx). Doutorado em Educação (UFRGS), Mestre em Filosofia do Conhecimento
(PUC/RS). Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais (UPF). Graduado
em Filosofia (UPF). Atua como professor titular III e pesquisador no Curso de Filosofia,
no Mestrado e Doutorado em Educação da UPF, onde coordena os projetos de
Pesquisa Docência Universitária e políticas educacionais (em andamento desde março
de 2012) e Políticas Curriculares para o Ensino Médio (em andamento desde outubro
de 2020).

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Veröffentlicht

2023-01-07

Zitationsvorschlag

Agostini, C. C., Pinheiro, A. P., & Fávero, A. A. (2023). RESSIGNIFICANDO O PAPEL DO DOCENTE UNIVERSITÁRIO: EDUCAÇÃO PARA DEMOCRACIA E EXPERIÊNCIA EDUCATIVA EM JOHN DEWEY. Revista Debates Insubmissos, 5(19), 84–100. https://doi.org/10.32359/debin2022.v5.n19.p84-100

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