AS FERRAMENTAS DO SENHOR NÃO DESMANTELAM A CASA GRANDE: O FEMINISMO NEGRO COMO APORTE TEÓRICO PARA UM ENSINO DECOLONIAL
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n22.p69-93Palavras-chave:
genero, raça, classe, formação, escolaResumo
Esse artigo integra o campo das pesquisas sobre gênero, raça e classe sob uma perspectiva interseccional. Partimos do seguinte questionamento: como os professores (as) percebem e se posicionam na escola frente às relações de gênero sob uma perspectiva interseccional com raça e classe? Ao problematizar essa relação buscamos compreender como esta se produz e articula no contexto escolar, como se conecta com os conteúdos de ensino e o que essa relação revela sobre a formação docente no tocante as temáticas abordadas. Para tanto, recorremos ao pensamento feminista negro como base teórica. Essa é, portanto, uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica e de caráter argumentativo. Reiteramos, a partir dessa revisão bibliográfica, a possibilidade de fundamentar o ensino de perspectiva decolonial a partir do aporte teórico produzido pelo pensamento feminista negro, conscientes de essa estratégia não soluciona todas as questões demandadas por raça e gênero.
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