AS FERRAMENTAS DO SENHOR NÃO DESMANTELAM A CASA GRANDE: O FEMINISMO NEGRO COMO APORTE TEÓRICO PARA UM ENSINO DECOLONIAL

Autores

  • Patricia Lorena Raposo UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
  • Simone Cabral Marinho dos Santos Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n22.p69-93

Palavras-chave:

genero, raça, classe, formação, escola

Resumo

Esse artigo integra o campo das pesquisas sobre gênero, raça e classe sob uma perspectiva interseccional.  Partimos do seguinte questionamento: como os professores (as) percebem e se posicionam na escola frente às relações de gênero sob uma perspectiva interseccional com raça e classe? Ao problematizar essa relação buscamos compreender como esta se produz e articula no contexto escolar, como se conecta com os conteúdos de ensino e o que essa relação revela sobre a formação docente no tocante as temáticas abordadas. Para tanto, recorremos ao pensamento feminista negro como base teórica. Essa é, portanto, uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica e de caráter argumentativo. Reiteramos, a partir dessa revisão bibliográfica, a possibilidade de fundamentar o ensino de perspectiva decolonial a partir do aporte teórico produzido pelo pensamento feminista negro, conscientes de essa estratégia não soluciona todas as questões demandadas por raça e gênero.  

Biografia do Autor

Patricia Lorena Raposo, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Patricia Lorena Raposo, graduada em Ciencias Sociais; pós graduada em Ensino, ambos pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Professora integrante da rede pública de ensino, na área de Ciencias Humanas.

Simone Cabral Marinho dos Santos, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

É Professora do Departamento de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Campus de Pau dos Ferros). É Graduada em Ciências Sociais pela UERN (1999), mestre em Sociologia Rural pela UFPB (2002) e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRN (2012). Foi Assessora Pedagógica da Pró-Reitoria de Extensão da UERN (2007). É docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/UERN/CAMEAM) e do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais do Semiárido. Líder do grupo de pesquisa NEEd (2013-2021). Membro do NEEd, do GEPPE e Núcleo de Extensão NUEDH. É vice-presidente da Rede Internacional Interdisciplinar de Pesquisadores em Desenvolvimento de Territórios (REDE-TER - https://rede-ter.org/) e Membro da Rede Interdisciplinar Interinstitucional Êxito Escolar, Empoderamento e Ascensão Social (RIEAS - Endereço https://rieas.com.br/membros/). Tem experiência na área de Sociologia, Educação e Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: educação do campo, ensino, meio rural, gestão territorial, educação em direitos humanos e sucesso escolar.

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Publicado

2024-01-10

Como Citar

Raposo, P. L., & Marinho dos Santos, S. C. (2024). AS FERRAMENTAS DO SENHOR NÃO DESMANTELAM A CASA GRANDE: O FEMINISMO NEGRO COMO APORTE TEÓRICO PARA UM ENSINO DECOLONIAL. Revista Debates Insubmissos, 6(22), 69–93. https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n22.p69-93

Edição

Seção

DOSSIÊ ESPECIAL: SABERES DECOLONIAIS, INTERSECCIONALIDADES E EDUCAÇÃO

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