CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS ORAIS EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: QUEBRANDO ESTEREÓTIPOS SOBRE AS CULTURAS INDÍGENAS BRASILEIRAS
DOI :
https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n22.p207-222Mots-clés :
Ensino de narrativas orais, Ensino de português, Pedagogias decoloniais, Povos indígenas do Brasil.Résumé
O presente artigo traz o resultado da aplicação de um projeto que visou desenvolver narrativas orais nas aulas de português de uma escola pública periférica no interior do Estado de São Paulo. Por meio do ensino de narrativas orais usando uma pedagogia decolonial, buscou-se viabilizar reflexões a diversidade étnica presente no Brasil, especialmente, quanto aos povos indígenas. Este trabalho permitiu desconstruir estereótipos, os debates importantes para a compreensão do que era mito e o que era fato, e promoveu uma compreensão do valor de culturas que diferem da pretensa hegemonia eurocêntrica da instituição escola atual. Ao final, os alunos conseguiram compreender melhor aspectos das culturas indígenas brasileiras e fizeram uma apresentação mais elaborada sobre curiosidades e organização social dos povos indígenas.
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