CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS ORAIS EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: QUEBRANDO ESTEREÓTIPOS SOBRE AS CULTURAS INDÍGENAS BRASILEIRAS

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n22.p207-222

Mots-clés :

Ensino de narrativas orais, Ensino de português, Pedagogias decoloniais, Povos indígenas do Brasil.

Résumé

O presente artigo traz o resultado da aplicação de um projeto que visou desenvolver narrativas orais nas aulas de português de uma escola pública periférica no interior do Estado de São Paulo. Por meio do ensino de narrativas orais usando uma pedagogia decolonial, buscou-se viabilizar reflexões a diversidade étnica presente no Brasil, especialmente, quanto aos povos indígenas. Este trabalho permitiu desconstruir estereótipos, os debates importantes para a compreensão do que era mito e o que era fato, e promoveu uma compreensão do valor de culturas que diferem da pretensa hegemonia eurocêntrica da instituição escola atual. Ao final, os alunos conseguiram compreender melhor aspectos das culturas indígenas brasileiras e fizeram uma apresentação mais elaborada sobre curiosidades e organização social dos povos indígenas.

 

Biographie de l'auteur

Geovane Diógenes da Silva, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Licenciado em Letras - Português e inglês pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. É indígena do Povo Pankararu de Pernambuco. É professor de Língua Inglesa e Língua portuguesa na Escola Estadual Indígena Pankararus. É estudante do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal de Pernambuco. É membro do grupo de pesquisa "Educação Linguística e Formação de Professores de Línguas". Atua com formação de professores de inglês no projeto "Tupinambás Idiomáticos.

Références

ARAÚJO, Ulisses Ferreira de. O déficit cognitivo e a realidade brasileira. In: AQUINO, Julio Groppa (org.): Diferenças e preconceito na escola: alternativas teóricas e práticas. 4.ed. São Paulo: Summus Editorial, 1998. p. 44.

BHABHA, Homi K. O Local da Cultura. 2 ed. Tradução: Myriam Ávila, Eliana

Lourenço de Lima Reis e Gláucia Renate Gonçalves. Belho Horizonte: Editora UFMG,

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), 1998.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2015 [1967].

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2013 [1968].

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. 65. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2020 [1996].

MACIEL, G. S. A.; MARTINS, L. C. P. O estereótipo, a discriminação e o discurso de resistência presentes em memes referente aos povos da AmazôniaRevista Moara, n. 54, p. 360-373, 2019.

NEVES DA SILVA, E. As línguas indígenas na Universidade Federal de São Carlos. Revista Digital de Políticas Lingüísticas. Año 10, Volumen 10, noviembre, 2018.

PENNYCOOK, A. Critical applied linguistics: a critical introduction. Londres: Routledge, 2001.

RODRIGUES JR., A.; POST DA SILVEIRA, A. Estereótipos: o ensino de inglês para indígenas a partir do audiovisual como recurso para o ensino decolonial e pedagógico. In: Post da Silveira, A.& CONDE, D. C. (orgs.) Ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras no modo remoto: experiências do instituto de línguas da UFSCar em tempos de pandemia. Araraquara: Letraria, 2022. (no prelo)

WALSH, C. Lo pedagógico y lo decolonial: Entretejiendo caminhos. In: WALSH, C. (org.) WALSH, C. Pedagogías decoloniales: práticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)viver (v.1). Serie Pensamiento Decolonial. Quito-Ecuador: Ediciones Abya-Yala, 2013.

WALSH, C. Gritos, grietas y siembras de vida: Entretejeres de lo pedagógico y lo decolonial. In: WALSH, C. (org.) Pedagogías decoloniales: práticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)viver (v.2). Serie Pensamiento Decolonial. Quito-Ecuador: Ediciones Abya-Yala, p. 17-48, 2017.

Téléchargements

Publiée

2024-01-10

Comment citer

Post da Silveira, A., & Diógenes da Silva, G. (2024). CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS ORAIS EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: QUEBRANDO ESTEREÓTIPOS SOBRE AS CULTURAS INDÍGENAS BRASILEIRAS. Revista Debates Insubmissos, 7(24), 235–250. https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n22.p207-222

Numéro

Rubrique

Pautas Insubmissas

Articles similaires

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.