COSMOPOLITISMO ACADÊMICO: TRÂNSITO DE SABERES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n23.p240-254

Palavras-chave:

globalização, universidade, conhecimento, saberes

Resumo

Estamos na pós-modernidade, tendo como pano de fundo a globalização. Somos testemunhas e participantes inevitáveis de embates entre o global e o local, entre o universal e o particular. É a esse contexto que a universidade insistentemente moderna precisa se adequar, abandonando a hierarquização de conhecimentos e repensando não apenas suas formas de produção e de compartilhamento de conhecimento, mas também a maneira como lida com os conhecimentos não acadêmicos. Assim, este ensaio trata da relação tensa entre o conhecimento científico, herança eurocêntrica do positivismo, e os saberes não acadêmicos, i.e., os saberes tradicionais, populares, locais. A partir da discussão dessa relação, é proposto que a universidade adote uma postura academicamente cosmopolita para promover o trânsito de saberes e intensificar o diálogo entre as diferentes formas de conhecimento.

Biografia do Autor

Luciano Amaral Oliveira, Universidade Federal da Bahia

Luciano Amaral Oliveira é mestre e doutor em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia, na qual é professor associado na Área de Texto, Ensino e Discurso do Instituto de Letras. Atualmente leciona língua portuguesa, leitura e produção de textos e realiza pesquisa sobre ensino de português e competência comunicativa. Possui artigos, ensaios e livros publicados nas áreas de ensino de português, estudos do discurso, ensino de inglês, semântica e metodologia do estudo.

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Publicado

2024-01-29

Como Citar

Oliveira, L. A. (2024). COSMOPOLITISMO ACADÊMICO: TRÂNSITO DE SABERES. Revista Debates Insubmissos, 6(23), 240–254. https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n23.p240-254

Edição

Seção

Pautas Insubmissas

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