COSMOPOLITISMO ACADÊMICO: TRÂNSITO DE SABERES
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n23.p240-254Schlagworte:
globalização, universidade, conhecimento, saberesAbstract
Estamos na pós-modernidade, tendo como pano de fundo a globalização. Somos testemunhas e participantes inevitáveis de embates entre o global e o local, entre o universal e o particular. É a esse contexto que a universidade insistentemente moderna precisa se adequar, abandonando a hierarquização de conhecimentos e repensando não apenas suas formas de produção e de compartilhamento de conhecimento, mas também a maneira como lida com os conhecimentos não acadêmicos. Assim, este ensaio trata da relação tensa entre o conhecimento científico, herança eurocêntrica do positivismo, e os saberes não acadêmicos, i.e., os saberes tradicionais, populares, locais. A partir da discussão dessa relação, é proposto que a universidade adote uma postura academicamente cosmopolita para promover o trânsito de saberes e intensificar o diálogo entre as diferentes formas de conhecimento.Literaturhinweise
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