EDUCAÇÃO FÍSICA BRAZYLEIRA: RESSIGNIFICANDO A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO/PELO CORPX
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n22.p114-150Palabras clave:
Educação Física, História, Corpo, Queer.Resumen
O artigo problematiza engendramentos coloniais que marcaram hegemonicamente a construção cis heteronormativa do Brazyl. (Re)conta a história da Educação do/pelo corpx enfatizando as políticas de identidades que naturalizaram o binarismo de gênero e da orientação sexual, pela via da biologização. Através de uma reconstrução narrativa da história da Educação Física pelo viés dos estudos queer, refletimos sobre os enraizamentos biopolíticos do cistema sexo-gênero-sexualidade binário que negam a diversidade cultural de nosso povo, excluindo as pessoas LGBTQIA+ dos contextos de resistências aos processos de escravizações e genocídios acontecidos neste território. Ressignificar os mitos civilizatórios hegemonicamente reproduzidos até os dias atuais contribuirá nos enfrentamentos e na superação das ignorâncias e ranços que seguem subalternizando corpxs e marginalizando identidades dissidentes, assim como segregando as práticas corporais em “coisas de meninos/homens e coisas de meninas/mulheres”.
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