CARTAS ENTRE PROFESSORAS-PESQUISADORAS: POR UMA EDUCAÇÃO-PESQUISA-ESCRITA (QUE) COM(N) VIDA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n26.p54-82

Palabras clave:

Educação Estética, Pesquisa Narrativa (Auto)biográfica, Cartas

Resumen

As cartas que compõem a escrita desse artigo foram tecidas a partir de conversas no WhatsApp – por meio de mensagens de áudio e texto –, entre 2020 e 2021, período em que o mundo foi acometido pela pandemia de Covid-19 e em que se deu a construção e defesa das dissertações do mestrado em educação, realizado em uma universidade pública federal do Rio de Janeiro, de duas das autoras, sob orientação da terceira. Essas conversas, aqui entendidas como metodologia, juntamente com a escrita epistolar, foram retomadas pelas autoras e transformaram-se em cartas, que contam dos seus percursos de pesquisa, da descoberta de outros modos de fazer e comunicar seus achados, dos sentidos de pesquisar no/com/o cotidiano das instituições de Educação Básica em que atuam, construindo processos de formação docente que primem pela inteireza das sujeitas e dos sujeitos, pela horizontalidade dos saberes e sentires e pelo fortalecimento de vínculos, criando, a partir de uma educação estética, coletivos, comunidades de aprendizagens. Trata-se de compreender uma episteme que inclui a experiência, a vida, os percursos estético-sensíveis vividos pelos/as sujeitos/as.

Biografía del autor/a

Michelle Dantas, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO e Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro - SME/RJ

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Mestra em Educação pela mesma instituição – UNIRIO. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora da Prefeitura do Rio de Janeiro há 22 anos, ocupando atualmente a função de Diretora de um Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI). Pesquisadora do Grupo FRESTAS (Formação e Ressignificação do Educador: Saberes, Arte, Troca, Sentidos) vinculado ao NINA (Núcleo Infância, Natureza e Arte) na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Orientadora e Avaliadora de TCCs do curso de Pedagogia do consórcio CEDERJ/UNIRIO e UERJ.

Adrianne Ogêda Guedes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professora Associada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Psicóloga (UFRJ), Pedagoga (UCAM), Mestre e doutora em Educação (UFF), Especialista em Alfabetização (UFRJ), Docência do Ensino Superior (UNIRIO) e Educação Infantil (PUC). Arte Educadora pelo Ateliê Hélio Rodrigues e formada em Expressão Corporal pela Escola Angel Vianna. Realizou 300 horas de formação em Hakomi Mindfulness-Centered Somatic Psychotherapy e 150 horas de treinamento Matrixworks. Atua como professora, coordenadora em instituições educativas há mais de 30 anos. Coordenadora do grupo FRESTAS (Formação e Ressignificação do Educador: Saberes, Arte, Troca, Sentidos) vinculado ao NINA (Núcleo Infância, Natureza e Arte) na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). É colaboradora dos grupos de pesquisa Fiar (UFF), CorPes - Zona de Estudos e Pesquisas em Corporeidades e Pedagogias Sensíveis (UFRJ), GiTaKa (Unirio) e (CIMNE/CNPq/UFF).

Edilane Oliveira da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Secretaria Municipal de Educação RJ

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Mestra pela mesma instituição – UNIRIO. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Especialista em Docência na Educação Infantil (UFRJ). Pesquisadora, desde 2013, do grupo FRESTAS (Formação e Ressignificação do Educador: Saberes, Troca, Arte e Sentidos), pertencente ao Núcleo Infância, Natureza e Arte (NINA), vinculado à UNIRIO. Professora da Educação Básica do Município do Rio de Janeiro (Educação Infantil).

Citas

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Publicado

2025-01-24

Cómo citar

Michelle Dantas, Ogêda Guedes, A., & Oliveira da Silva, E. (2025). CARTAS ENTRE PROFESSORAS-PESQUISADORAS: POR UMA EDUCAÇÃO-PESQUISA-ESCRITA (QUE) COM(N) VIDA. Revista Debates Insubmissos, 7(26), 54–82. https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n26.p54-82

Número

Sección

DOSSIÊ: Educação e espiritualidades: práticas, poiésis e reinvenções utópicas para a trans/formação humana

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