CARTAS ENTRE PROFESSORAS-PESQUISADORAS: POR UMA EDUCAÇÃO-PESQUISA-ESCRITA (QUE) COM(N) VIDA
DOI :
https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n26.p54-82Mots-clés :
Educação Estética, Pesquisa Narrativa (Auto)biográfica, CartasRésumé
As cartas que compõem a escrita desse artigo foram tecidas a partir de conversas no WhatsApp – por meio de mensagens de áudio e texto –, entre 2020 e 2021, período em que o mundo foi acometido pela pandemia de Covid-19 e em que se deu a construção e defesa das dissertações do mestrado em educação, realizado em uma universidade pública federal do Rio de Janeiro, de duas das autoras, sob orientação da terceira. Essas conversas, aqui entendidas como metodologia, juntamente com a escrita epistolar, foram retomadas pelas autoras e transformaram-se em cartas, que contam dos seus percursos de pesquisa, da descoberta de outros modos de fazer e comunicar seus achados, dos sentidos de pesquisar no/com/o cotidiano das instituições de Educação Básica em que atuam, construindo processos de formação docente que primem pela inteireza das sujeitas e dos sujeitos, pela horizontalidade dos saberes e sentires e pelo fortalecimento de vínculos, criando, a partir de uma educação estética, coletivos, comunidades de aprendizagens. Trata-se de compreender uma episteme que inclui a experiência, a vida, os percursos estético-sensíveis vividos pelos/as sujeitos/as.
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