EXERCÍCIOS FILOSÓFICO-ESPIRITUAIS PARA DESEDUCAR E BEM VIVER:

habitar mundos [im]possíveis

Autor/innen

  • JOSÉ DIÊGO LEITE SANTANA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
  • Luís Lucas Dantas da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE Campus Vitória de Santo Antão

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n25.p123-144

Schlagworte:

Deseducação, Filosofia decolonial, Espiritualidade, Bem viver

Abstract

Este artigo investiga a imperativa decolonização do conhecimento e a promoção do bem viver como resistência à hegemonia colonial na educação. Através de uma análise decolonial como construção metodológica, propomos uma reflexão sobre a necessidade de transcender a lógica do conhecimento moderno/colonial, destacando a relevância de uma filosofia insurgente que reconhece a plenitude da humanidade dos povos colonizados. A filosofia decolonial é refletida como um movimento epistêmico que desafia as estruturas de poder e fomenta novas formas de coexistência. O artigo enfatiza a espiritualidade como uma dimensão essencial do ser e defende um conhecimento ético comprometido com a justiça social. Concluímos com a proposta de habitar mundos [im]possíveis, uma visão que recupera a capacidade espiritual de imaginar e criar realidades alternativas, fundamentais para uma educação que aspire ao bem viver e à emancipação cultural.

Autor/innen-Biografien

JOSÉ DIÊGO LEITE SANTANA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, mestre em Educação Contemporânea pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea - PPGEDUC da Universidade Federal de Pernambuco/Centro Acadêmico do Agreste - CAA, pedagogo pelo Instituto Superior de Educação de Pesqueira - ISEP.

Luís Lucas Dantas da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE Campus Vitória de Santo Antão

Doutor em Filosofia pelo Programa Interinstitucional de Pós-graduação em Filosofia da UFPE/ UFPB/ UFRN, mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, graduado em Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco.

Literaturhinweise

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Veröffentlicht

2024-09-25

Zitationsvorschlag

SANTANA, J. D. L., & Dantas da Silva, L. L. (2024). EXERCÍCIOS FILOSÓFICO-ESPIRITUAIS PARA DESEDUCAR E BEM VIVER: : habitar mundos [im]possíveis. Revista Debates Insubmissos, 7(25), 123–144. https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n25.p123-144

Ausgabe

Rubrik

DOSSIÊ: Educação e espiritualidades: práticas, poiésis e reinvenções utópicas para a trans/formação humana

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