APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ - EDUCAÇÃO E ESPIRITUALIDADES: PRÁTICAS, POIÉSIS E REINVENÇÕES UTÓPICAS PARA A (TRANS)FORMAÇÃO HUMANA

Autores

  • Aurino Lima Ferreira Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Djailton Pereira da Cunha Universidade de Pernambuco -UPE
  • Nadja Maria Acioly-Régnier INSPÉ (Institut National Supérieur du Professorat et de l’Éducation de l'Académie de Lyon)
  • José Diêgo Leite Santana Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n26.p6-12

Palavras-chave:

FILOSOFIA

Resumo

APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ 

Biografia do Autor

Aurino Lima Ferreira, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Professor Associado IV da UFPE (Departamento de Psicologia, Inclusão e Educação). Desenvolve atividades de extensão e pesquisa no Núcleo Educacional Irmãos Menores de Francisco de Assis (NEIMFA), favela do Coque, Recife, PE. Coordenador, Pesquisador e Professor do Núcleo Educação e Espiritualidade do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPE. Tem experiência na área de Educação e Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia e Educação Transpessoal, (Trans)Formação Humana; Resiliência; Educação Emocional Integral; Espiritualidade Participativa Decolonial e Integral; Infâncias e Juventudes Periféricas e Amefricanas, Klínica Transpessoal

Djailton Pereira da Cunha, Universidade de Pernambuco -UPE

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE e em Ciências da Educação pela Université de Lyon – França. Mestre em Gestão Empresarial pela Associação Educacional Boa Viagem. Especialista em Intervenções em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco. Graduado em Psicologia – Licenciatura e Formação de Psicólogo pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Professor adjunto da Universidade de Pernambuco, com interesse em pesquisa nas áreas de psicologia e educação transpessoal, espiritualidade, cartografia, esquizoanálise e produção de subjetividade, saúde mental e integralidade.

Nadja Maria Acioly-Régnier, INSPÉ (Institut National Supérieur du Professorat et de l’Éducation de l'Académie de Lyon)

Diploma de Estudos Aprofundados (D.E.A.) em Psicologia pela Université René Descartes Paris V Sorbonne (1989) e doutorado em Psicologia pela mesma universidade em 1994. Possui Habilitation à diriger des recherches pela Université Lumière Lyon 2 - France, em 2010. Atualmente é professora titular do INSPÉ (Institut National Supérieur du Professorat et de l’Éducation de l'Académie de Lyon). Pesquisadora da Equipe d'Accueil 4571 Éducation, Cultures, Politiques e pesquisadora associada da UMR 5191 ICAR – Interactions, Corpus, Apprentissage, Représentations. Tem experiência na área de Psicologia e Educação, com ênfase em Psicologia Cognitiva. e-mail

José Diêgo Leite Santana, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Mestre em Educação Contemporânea pela UFPE. Mestrando em filosofia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE, campus Vitória de Santo Antão. Especialista em Gestão Escolar com Ênfase em Supervisão e Administração e Psicopedagogia Institucional pelo Centro de Ensino Superior de Santa Cruz – LTDA. Possui graduação em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação de Pesqueira - ISEP. Interesse em estudos na área de africanidades, afrocentricidade, pedagogias de luta, corpo, relações etnicorraciais e espiritualidade. 

Referências

KIERKEGAARD, Søren. O conceito de angústia. Trad. de Álvaro Valls. Petrópolis: Vozes,

CAMUS, Albert. O mito de Sísifo. Trad. de Ari Roitman e Paulina Watch. Rio de Janeiro:

Record, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

Downloads

Publicado

2025-01-24

Como Citar

Ferreira, A. L., Cunha, D. P. da, Acioly-Régnier, N. M., & Santana, J. D. L. (2025). APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ - EDUCAÇÃO E ESPIRITUALIDADES: PRÁTICAS, POIÉSIS E REINVENÇÕES UTÓPICAS PARA A (TRANS)FORMAÇÃO HUMANA. Revista Debates Insubmissos, 7(26), 6–12. https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n26.p6-12

Edição

Seção

DOSSIÊ: Educação e espiritualidades: práticas, poiésis e reinvenções utópicas para a trans/formação humana

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.