PEDAGOGIAS AFROAQUILOMBADAS: POSSIBILIDADES EDUCACIONAIS TERRITORIALIZADAS
TERRITORIALIZED EDUCATIONAL POSSIBILITIES
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n27.p23-48Parole chiave:
Pedagogia de quilombo; afroaquilombamento; afrodescendência.Abstract
O artigo traz reflexões sobre a possibilidade de se pensar pedagogias negras para o afroaquilombamento do currículo. É um recorte teórico-reflexivo da minha tese de doutorado, em que discuto a construção de uma pedagogia territorializada para as escolas quilombolas da Região do Cariri, no Ceará. Dessa forma, o objetivo geral é analisar como pedagogias afroaquilombadas podem ser dispositivos para repensar o currículo, e os objetivos específicos: compreender a pedagogia de quilombo como uma proposta de afroaquilombamento do cotidiano das escolas quilombolas; refletir sobre a formação inicial do curso de pedagogia e construção da minha identidade docente. Quanto à metodologia, parte da afrodescendência, em que o pesquisador está ligado ancestralmente ao território e se coloca como parte dele, então essa abordagem me faz refletir sobre como a minha história individual, enquanto mulher negra, se relaciona com a luta coletiva do povo negro, assim, o estudo é do tipo qualitativo e bibliográfico. Conclui-se que é possível rever o currículo escolar, a partir de outras cosmovisões de mundo.
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