EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INTERDISCIPLINARIDADE: DIÁLOGOS POSSÍVEIS NO CHÃO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO SEMIÁRIDO BAIANO

POSSIBLE DIALOGUES ON THE GROUND FLOOR OF A PUBLIC SCHOOL IN THE SEMI-ARID REGION OF BAHIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n28.p215-241

Palabras clave:

Educação Ambiental, Interdisciplinaridade, Práticas pedagógicas

Resumen

Este artigo visa refletir sobre as práticas pedagógicas realizadas em um projeto interdisciplinar de Educação Ambiental, que envolveu discentes do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e estudantes da 9ª série A da Escola Municipal Doutor Luiz Viana Filho, instituições situadas em Senhor do Bonfim, Bahia. Sob a perspectiva metodológica, a pesquisa se classifica como qualitativa, fundamentada nos diários e portfólios das atividades, assim como em uma base teórica sobre o tema. Os resultados das iniciativas, que se entrelaçam com as disciplinas de Artes, Ciências e Geografia, demonstram tanto o engajamento e a ampliação do pensamento crítico dos alunos quanto os desafios enfrentados ao tratar da abordagem interdisciplinar.

Biografía del autor/a

Edilane Carvalho Teles, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade de São 2
Paulo (PPGCOM – USP); Docente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de
Ciências Humanas, Campus III. Coordenadora do Observatório de Educação Midiática e Tecnológica na
formação docente e do GP Polifonia, DCH III/UNEB. Membro do Mecom, ECA/USP. 

Cleisson de Morais Alves, Universidade do Estado da Bahia

Mestrando no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos da Universidade do Estado da Bahia (PPGESA-UNEB). Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, Campus Senhor do Bonfim, Bahia. E-mail: cleissonmoraisgeo50@gmail.com.

Elba Amaral Oliveira, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - Campus, Senhor do Bonfim, Bahia

Citas

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Publicado

2025-07-09

Cómo citar

Edilane Carvalho Teles, Cleisson de Morais Alves, & Amaral Oliveira, E. (2025). EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INTERDISCIPLINARIDADE: DIÁLOGOS POSSÍVEIS NO CHÃO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO SEMIÁRIDO BAIANO: POSSIBLE DIALOGUES ON THE GROUND FLOOR OF A PUBLIC SCHOOL IN THE SEMI-ARID REGION OF BAHIA. Revista Debates Insubmissos, 8(28), 215–241. https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n28.p215-241

Número

Sección

Educação ambiental no contexto escolar: sujeitos e práticas educativas sob o viés crítico e emancipatório

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