UMA INTERSECÇÃO ENTRE MATERNIDADE, POLÍTICAS PÚBLICAS E CAPITALISMO: LIÇÕES DO BRASIL E REINO UNIDO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n29.p288-310

Palavras-chave:

Teoria Crítica, Feminismo, Licença maternidade

Resumo

Esse ensaio examina a intersecção entre maternidade, políticas públicas e capitalismo, através de um estudo comparativo entre o Brasil e o Reino Unido, utilizando como base a teoria crítica feminista. Através da exploração de políticas de licença maternidade, acesso à educação infantil em creches, e expectativas culturais, o texto destaca como o capitalismo neoliberal molda modelos e experiencias de mães em diferentes contextos socioeconômicos e culturais. No Brasil, desigualdades sistemáticas e discrepâncias regionais influenciam o acesso a serviços públicos e transformam o trabalho de cuidado em um mercado, enquanto no Reino Unido, políticas públicas e estudos revelam que expectativas de gênero e limitações financeiras afetam a tomada de decisão dos pais em relação aos cuidados com os filhos. A análise ressalta os desafios comuns relacionados à desvalorização do trabalho de cuidado nos sistemas capitalistas e destaca a necessidade de políticas mais inclusivas que considerem os papéis duplos das mulheres como cuidadoras e agentes econômicas. O estudo contribui para os debates sobre equidade de gênero e as dinâmicas globais do trabalho de cuidado, enfatizando a importância de políticas que reflitam as complexidades da maternidade na contemporaneidade.

Biografia do Autor

Roberta de Oliveira Barbosa, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, sou Mestra em Ensino e Processos Formativos e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).Fui Visiting Researcher Student na University of Birmingham, Reino Unido. Participo do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Avançadas em Currículo (NIPAC). Minha trajetória acadêmica é marcada pelo interesse na interface entre a Teoria Crítica da Sociedade e a Educação. Adotando essa perspectiva filosófica, minha pesquisa de doutoramento concentra-se nos temas de Currículo, Ensino de Ciências e Matemática, Gênero, Maternidade e Educação Básica. Além do meu compromisso acadêmico, sou mãe da Athena, uma criança na primeira infância. 

Deise Aparecida Peralta, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Livre-docente em Educação Matemática, Doutora em Educação para a Ciência, Mestra em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem e Graduada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Foi bolsista de Pós-doutorado em Desenvolvimento Curricular pela Universidade do Minho (UMinho), sob supervisão do Prof Dr José Augusto Pacheco. Foi bolsista produtividade do CNPq de 2015 a 2021. Atualmente é professora no Departamento de Economia, Administração e Educação no campus de Jaboticabal da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (Unesp) e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (Unesp campus Bauru). Lidera o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Avançadas em Currículo (NIPAC/Unesp) e o Grupo de Estudos e Pesquisa em Teoria Crítica (Unesp). Integra a Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Sbem) e a Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação (Sofie). Atua como Secretária na Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional São Paulo (2023-2026). Representante na Rede de Pós-Graduação em Educação da América Latina (Redpeel). Editora Adjunta da Revista de Educação Matemática - REMat. Desenvolve estudos em Teoria Crítica relacionados a Currículo e Educação em Ciências e Matemática. Mãe do Raphael, da Bianca e do Davi.

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Publicado

2025-10-05

Como Citar

Barbosa, R. de O., & Peralta, D. A. (2025). UMA INTERSECÇÃO ENTRE MATERNIDADE, POLÍTICAS PÚBLICAS E CAPITALISMO: LIÇÕES DO BRASIL E REINO UNIDO. Revista Debates Insubmissos, 8(29), 288–310. https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n29.p288-310

Edição

Seção

Pautas Insubmissas

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