PRESSUPOSTOS TAXONÔMICOS TEÓRICOS E FILOSÓFICOS INSUBMISSOS DA ABORDAGEM TRIANGULAR
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2022.v4.n16.p159-170Keywords:
Abordagem Triangular.Abstract
Sob o prisma de pressupostos teóricos e filosóficos que embarcam a Abordagem Triangular, concebida e sistematizada pela professora Ana Mae Barbosa, este ensaio, oriundo de pesquisa de tese de doutorado intitulada Cultura digital na e-arte/educação: Educação digital crítica (2008), busca trazer análise reflexiva acerca da taxonomia que Elliot Eisner institui acerca das concepções do desenvolvimento da cognição em arte/educação, cujas concepções balizares em arte e educação de John Dewey e Paulo Freire, fundamentam pilares epistemológicos insubmissos à Abordagem Triangular em prol do desenvolvimento da consciência autogovernativa pela capacidade crítica de leitura do mundo. Abordagem Triangular de caráter insubmissa, vem disseminando sua aplicação inclusive para além da fronteira das artes, cuja insubmissão preside em prol da educação estético-crítico ao promover a curiosidade indócil, inquieta para a formação ontológica do ser, objetivando-se a identidade cultural.
References
BARBOSA, Ana Mae T. Bastos. A imagem e o ensino da arte. São Paulo: Perspectiva, Porto Alegre, Fundação Iochpe, 1991.
BARBOSA, Ana Mae T. Bastos. (Org.). Arte/educação: Leitura no Subsolo. São Paulo: Cortez, 1997.
BARBOSA, Ana Mae T. Bastos. Tópicos e utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998.
BARBOSA, Ana Mae T. Bastos. Arte/educação no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 1999.
BARBOSA, Ana Mae T. Bastos. John Dewey e o ensino da arte no Brasil. 3. Ed. revisada e aumentada. São Paulo: Cortez, 2001.
BARBOSA, Ana Mae T. Bastos. (Org.). Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2001b.
BARBOSA, Ana Mae T. Bastos. Arte/educação contemporânea. Consonâncias internacionais. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2008.
DEWEY, John. El arte como experiencia. Prólogo y versión espanhola de Samuel Ramos. México/Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 1949.
EISNER, Elliot. The arts and the creation of mind. New Haven: Yale University Press, 2002.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. 17. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.
FREIRE, Paulo. “A importância do ato de ler”. In: Três artigos que se complementam. 44. Ed. São Paulo: Editora Cortez, 2003.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 28. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
