PESQUISA NARRATIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O CAMPUS DE EXPANSÃO NO INTERIOR DE SERGIPE COMO FIO DE REFLEXÃO
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2022.v5.n18.p171-191Keywords:
pesquisa narrativa, método biográfico, formação de professores, expansão das universidadesAbstract
Este trabalho tem como objetivo apresentar reflexões de um grupo de professores sobre a importância do Campus de expansão da Universidade Federal de Sergipe no interior do estado, para ingresso na Educação Superior, continuidade da carreira acadêmica e compreensão da formação inicial. A pesquisa se desenvolveu no escopo da abordagem biográfica a partir dos trabalhos de Ferrarotti (2010), Josso (2010a), Delory-Momberger (2011 e 2012). Participaram cinco professores sergipanos. Partimos de uma compreensão hermenêutica para interpretação das narrativas. Durante a interpretação das narrativas compreendemos que o processo de interiorização das Universidades diminui barreiras das desigualdades sociais com acesso ao Ensino Superior, promoção de políticas de permanência estudantil e possibilitou que um grupo de estudantes, hoje profissionais, de diferentes regiões do interior de Sergipe pudessem aprimorar a formação profissional.
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