PERFORMATIVIDADE, AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E TRABALHO DOCENTE

REFLEXÕES SOBRE O MODELO TEÓRICO DE STEPHEN BALL E O SPAECE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n25.p67-90

Palabras clave:

Avaliação, trabalho docente, performatividades

Resumen

Este artigo objetiva demarcar como o estímulo à competitividade, o ranqueamento e a cultura de responsabilização (accountability) se faz presente no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica – SPAECE e impacta a gestão do trabalho docente no Estado do Ceará. Para tanto, projetamos uma linha conceitual sobre a performatividade referenciada em Stephen Ball (2001; 2002; 2004; 2005; 2006; 2010; 2012; 2013), inserindo-a em um marco teórico que contribui para compreendermos como a lógica performativa na educação se mostra disciplinadora e produtora de novas subjetividades no trabalho docente e, sobretudo, do professor da escola pública. Para tanto, tomamos a racionalidade performática presente na avaliação em larga escala do SPAECE como fundamento para as reflexões empreendidas neste artigo, buscando identificar os efeitos de seu processo na política de avaliação educacional do estado do Ceará. Concluímos que a lógica performativa que se faz presente na gestão do trabalho docente e na organicidade dos conteúdos molda sistematicamente a avaliação dos estudantes cearenses.

Biografía del autor/a

Francisca Rejane Bezerra Andrade, Universidad Estatal de Ceará

Graduada en Trabajo Social - Universidad Estatal de Ceará

Especialista en Ciencia Política - Universidad Federal de Ceará

Maestría en Educación - Universidad Federal de Ceará

Doctorado en Educación - Universidad de São Paulo

Post-Doctorado en Ciencias de la Educación - J. W. Goethe Universität Frankfurt Am Main

Profesor del Curso de Servicio Social de la Universidad Estadual de Ceará

Profesor del Programa de Postgrado en Educación de la Universidad Estatal de Ceará

Profesor del Programa de Posgrado en Políticas Públicas de la Universidad Estatal de Ceará

Antônia Rafaela da Cruz Costa, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda em Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará. Mestra em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas pela Universidade Cândido Mendes (UCM). Graduada em Direito pelo Centro Universitário da Grande Fortaleza (UniGrande). Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora de Geografia da rede estadual de ensino do Ceará, ocupando o cargo de Coordenadora Escolar da EEM Liceu Professor Francisco Oscar Rodrigues, em Maracanaú (CE).

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Publicado

2024-09-25

Cómo citar

Bezerra Andrade, F. R., & da Cruz Costa, A. R. (2024). PERFORMATIVIDADE, AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E TRABALHO DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE O MODELO TEÓRICO DE STEPHEN BALL E O SPAECE. Revista Debates Insubmissos, 7(25), 67–90. https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n25.p67-90

Número

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