PERFORMATIVIDADE, AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E TRABALHO DOCENTE

REFLEXÕES SOBRE O MODELO TEÓRICO DE STEPHEN BALL E O SPAECE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n25.p67-90

Palavras-chave:

Avaliação, trabalho docente, performatividades

Resumo

Este artigo objetiva demarcar como o estímulo à competitividade, o ranqueamento e a cultura de responsabilização (accountability) se faz presente no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica – SPAECE e impacta a gestão do trabalho docente no Estado do Ceará. Para tanto, projetamos uma linha conceitual sobre a performatividade referenciada em Stephen Ball (2001; 2002; 2004; 2005; 2006; 2010; 2012; 2013), inserindo-a em um marco teórico que contribui para compreendermos como a lógica performativa na educação se mostra disciplinadora e produtora de novas subjetividades no trabalho docente e, sobretudo, do professor da escola pública. Para tanto, tomamos a racionalidade performática presente na avaliação em larga escala do SPAECE como fundamento para as reflexões empreendidas neste artigo, buscando identificar os efeitos de seu processo na política de avaliação educacional do estado do Ceará. Concluímos que a lógica performativa que se faz presente na gestão do trabalho docente e na organicidade dos conteúdos molda sistematicamente a avaliação dos estudantes cearenses.

Biografia do Autor

Francisca Rejane Bezerra Andrade, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Serviço Social - Universidade Estadual do Ceará

Especialista em Ciência Política - Universidade Federal do Ceará

Mestre em Educação - Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação - Universidade de São Paulo

P´ós-Doutora em Ciências da Educação - J. W. Goethe Universität Frankfurt Am Main 

Professora do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Ceará

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará

Professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará

Antônia Rafaela da Cruz Costa, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda em Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará. Mestra em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas pela Universidade Cândido Mendes (UCM). Graduada em Direito pelo Centro Universitário da Grande Fortaleza (UniGrande). Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora de Geografia da rede estadual de ensino do Ceará, ocupando o cargo de Coordenadora Escolar da EEM Liceu Professor Francisco Oscar Rodrigues, em Maracanaú (CE).

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Publicado

2024-09-25

Como Citar

Bezerra Andrade, F. R., & da Cruz Costa, A. R. (2024). PERFORMATIVIDADE, AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E TRABALHO DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE O MODELO TEÓRICO DE STEPHEN BALL E O SPAECE. Revista Debates Insubmissos, 7(25), 67–90. https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n25.p67-90

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