A (DES)CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: O DIÁLOGO ENTRE O SABER POPULAR E O SABER CIENTÍFICO

Auteurs

  • Conceição Clarete Xavier Travalha Universidade Federal de Minas Gerais
  • Leila de Cassia Faria Alves Universidade Federal dos Vales do Mucuri e do Jequitinhonha

DOI :

https://doi.org/10.32359/debin2018.v1.n3.p91-118

Mots-clés :

Educação do Campo, Desconstrução, Práticas Pedagógicas.

Résumé

Construída com o protagonismo dos movimentos sociais camponeses, a Educação do Campo se tornou um dos mais importantes mecanismos de transformação social, via educação, desenvolvidos no Brasil nas duas últimas décadas. O diálogo entre os movimentos sociais e a universidade vem permitindo novas formas de se conceber a educação como instrumento de emancipação dos povos do campo. As motivações deste artigo originaram-se de inquietações e preocupações geradas no contexto da formação de professores no âmbito da Educação do Campo. O nosso objetivo foi refletir acerca do diálogo entre a ciência oficial constituída e os saberes populares a partir da descrição de uma prática pedagógica construída numa escola do campo. Os resultados evidenciaram que o diálogo entre esses saberes é algo real nas escolas do campo, possível no universo acadêmico e imprescindível nas diversas esferas que compõem o universo educativo das escolas do campo.

 

Bibliographies de l'auteur

Conceição Clarete Xavier Travalha, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Física e Psicologia e mestrado em Educação, na linha sociologia da educação, pela Universidade Federral de Minas geras, doutorado em Educação, linha Educação Matemática, pela Universidade Estadual de Campinas. Realizou os seguintes  pós doutorados:  1- Universidade de Holguim - Cuba - Complexidade e Educação 

2 - Educação e Espiritualidade na Univewrsidade Federal de Pernambuco. 

É professora associada do DECAE / UFMG e coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas do Pensamento Complexo / UFMG.

Leila de Cassia Faria Alves, Universidade Federal dos Vales do Mucuri e do Jequitinhonha

Graduação em matemática e mestrado em Educação na linha Educação do campo na Universidade Federalde Minas Gerais. Professora da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Références

Brasil

______.Decreto nº. 7.352/10 – Dispõe Sobre a Política de Educação do Campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA.

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Publiée

2019-01-08

Comment citer

Xavier Travalha, C. C., & Faria Alves, L. de C. (2019). A (DES)CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: O DIÁLOGO ENTRE O SABER POPULAR E O SABER CIENTÍFICO. Revista Debates Insubmissos, 1(3), 91–118. https://doi.org/10.32359/debin2018.v1.n3.p91-118

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