A noção de competência metagenérica nas dimensões linguístico-discursiva, pragmática, sociocognitiva e sociointeracional
DOI:
https://doi.org/10.51359/2175-294x.2022.254396Palavras-chave:
competência metagenérica, gêneros discursivos, resenha acadêmica, ensino de Língua Portuguesa.Resumo
Neste artigo, almejo rediscutir a noção de competência metagenérica nas dimensões linguístico-discursiva, pragmática, sociocognitiva e sociointeracional, a partir de uma revisão de literatura de pesquisas que discutem atributos formais e funcionais do gênero resenha acadêmica. Relativamente aos dados gerados, propus um quadro com sete habilidades socioculturais, a partir dos vestígios de competência metagenérica encontrados na revisão de literatura, que dizem respeito à compreensão da função social do gênero, aos princípios de construção textual de sentidos; ao relato de resultados de pesquisas; à síntese de conteúdos; à avaliação de conteúdos; à manifestação autoral e expressão estilística; e à projeção no texto.
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