“Vamos falar do tempo?”: uma análise da evolução do gênero discursivo previsão do tempo

Authors

  • Nívea Rohling Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Departamento Acadêmico Linguagem e Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens. https://orcid.org/0000-0003-2797-9207
  • Aline Cristina de Souza Folloni Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Departamento Acadêmico Linguagem e Comunicação; Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens. https://orcid.org/0000-0003-2848-2649
  • Ana Paula Pinheiro da Silveira Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Departamento Acadêmico Linguagem e Comunicação; Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens. https://orcid.org/0000-0001-6951-6425

DOI:

https://doi.org/10.51359/2175-294x.2021.250819

Keywords:

discoursive genre, style, forecast weather.

Abstract

This study aims to investigate how the forecast weather discursive genre changed in a news television program. For this purpose, three utterances were selected from 1976, 1991, and 2019, and analyzed based on Bakhtin Circle studies in relation to a discoursive genre view. The analyses indicated some new elements added as much in the compositional structure as stylistics, such as: an informal presentation owing to a direct participation of the audience, and a large use of technology to show the data related to the weather forecast.

Author Biographies

Nívea Rohling, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Departamento Acadêmico Linguagem e Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens.

Doutora em Linguística, na área de concentração Linguística Aplicada (UFSC); mestre em Linguística (UFSC) e graduada em Letras-Português (UNIVILLE). Professora Associada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - CT Curitiba. Docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL) e na Graduação em Letras. Pesquisa as seguintes temáticas: Relações entre Discurso, Identidade, Linguagem e Tecnologia; Análise Dialógica de Discurso; Gêneros Discursivos na abordagem Dialógica de Linguagem; Ensino/Aprendizagem de Língua Portuguesa. Coordenadora do PPGEL (2021). Coordenadora de área do Programa Residência Pedagógica na área de Letras-Português - CAPES/UTFPR (2020). Coordenadora do Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura - UAB/CAPES/UTFPR (2016 a 2020). Líder do Grupo de Pesquisa em Linguística Aplicada (GRUPLA) desde 2013. Membro do GT - Gêneros Textuais/Discursivos da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Letras e Linguística (ANPOLL) desde 2018.

Aline Cristina de Souza Folloni, Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Departamento Acadêmico Linguagem e Comunicação; Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens.

Mestre em Estudos de Linguagens do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2020). Especialista em Linguagens e Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2019). Tem interesse em estudos atrelados à área da Linguística, mais especificamente, dentro da Semiótica, da Análise Dialógica do Discurso e da Linguística Aplicada.

Ana Paula Pinheiro da Silveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Departamento Acadêmico Linguagem e Comunicação; Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens.

Professora Adjunta I da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), com Doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2013), Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1991). A pesquisadora é docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos das Linguagens/PPGEL, do Departamento de Linguagem e Comunicação, membro do Grupo de Pesquisa em Linguística Aplicada (GRUPLA), e desenvolve pesquisas na área de Multiletramentos, Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade, semiótoca tecnologia e ensino.

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Published

2021-12-22

How to Cite

Rohling, N., Folloni, A. C. de S., & Silveira, A. P. P. da. (2021). “Vamos falar do tempo?”: uma análise da evolução do gênero discursivo previsão do tempo. Revista Investigações, 34(2). https://doi.org/10.51359/2175-294x.2021.250819

Issue

Section

Artigo - Linguística (seção livre)

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