“Vamos falar do tempo?”: uma análise da evolução do gênero discursivo previsão do tempo

Auteurs

  • Nívea Rohling Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Departamento Acadêmico Linguagem e Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens. https://orcid.org/0000-0003-2797-9207
  • Aline Cristina de Souza Folloni Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Departamento Acadêmico Linguagem e Comunicação; Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens. https://orcid.org/0000-0003-2848-2649
  • Ana Paula Pinheiro da Silveira Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Departamento Acadêmico Linguagem e Comunicação; Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens. https://orcid.org/0000-0001-6951-6425

DOI :

https://doi.org/10.51359/2175-294x.2021.250819

Mots-clés :

genre discursif, style, météo.

Résumé

Cet article a eu pour but d’examiner les changements dans le genre discursif de la météo presentée dans un journal télévisé. Pour atteindre cet objectif, trois énoncés, de 1976, 1991 et 2019, ont été selectionnés et analysés, au regard des études bakhtiniennes, quant aux modifications survenues en ce qui concerne la composition et le style. L'analyse a indiqué l'insertion d'elements compositionnels et stylistiques dans la production du genre, tels qu'un plus grand niveau d'informalité, vu que la participation du téléspectateur est devenue directe, et une plus grande utilization de la technologie dans la présentation des données.

Bibliographies de l'auteur

Nívea Rohling, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Departamento Acadêmico Linguagem e Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens.

Doutora em Linguística, na área de concentração Linguística Aplicada (UFSC); mestre em Linguística (UFSC) e graduada em Letras-Português (UNIVILLE). Professora Associada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - CT Curitiba. Docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL) e na Graduação em Letras. Pesquisa as seguintes temáticas: Relações entre Discurso, Identidade, Linguagem e Tecnologia; Análise Dialógica de Discurso; Gêneros Discursivos na abordagem Dialógica de Linguagem; Ensino/Aprendizagem de Língua Portuguesa. Coordenadora do PPGEL (2021). Coordenadora de área do Programa Residência Pedagógica na área de Letras-Português - CAPES/UTFPR (2020). Coordenadora do Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura - UAB/CAPES/UTFPR (2016 a 2020). Líder do Grupo de Pesquisa em Linguística Aplicada (GRUPLA) desde 2013. Membro do GT - Gêneros Textuais/Discursivos da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Letras e Linguística (ANPOLL) desde 2018.

Aline Cristina de Souza Folloni, Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Departamento Acadêmico Linguagem e Comunicação; Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens.

Mestre em Estudos de Linguagens do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2020). Especialista em Linguagens e Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2019). Tem interesse em estudos atrelados à área da Linguística, mais especificamente, dentro da Semiótica, da Análise Dialógica do Discurso e da Linguística Aplicada.

Ana Paula Pinheiro da Silveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Departamento Acadêmico Linguagem e Comunicação; Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens.

Professora Adjunta I da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), com Doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2013), Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1991). A pesquisadora é docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos das Linguagens/PPGEL, do Departamento de Linguagem e Comunicação, membro do Grupo de Pesquisa em Linguística Aplicada (GRUPLA), e desenvolve pesquisas na área de Multiletramentos, Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade, semiótoca tecnologia e ensino.

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Publiée

2021-12-22

Comment citer

Rohling, N., Folloni, A. C. de S., & Silveira, A. P. P. da. (2021). “Vamos falar do tempo?”: uma análise da evolução do gênero discursivo previsão do tempo. Revista Investigações, 34(2). https://doi.org/10.51359/2175-294x.2021.250819

Numéro

Rubrique

Artigo - Linguística (seção livre)

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