Trauma, escrita e silêncio em Diário da queda, de Michel Laub, e em O que os cegos estão sonhando?, de Noemi Jaffe
DOI:
https://doi.org/10.51359/2175-294x.2021.249754Palabras clave:
Michel Laub, Noemi Jaffe, Shoah, trauma.Resumen
Durante las últimas décadas, la Shoahse ha recordado en las obras de varios autores de todo el mundo. En la actualidad, se destaca el abordaje del tema desde el punto de vista de los relatos individuales. En el presente trabajo, analizamos cómo Michel Laub y Noemi Jaffe articulan trauma, escritura y silencio en la construcción de sus obras, la novela Diário da queday el diario comentado O que os cegos estão sonhando?, respectivamente. Investigamos cómo ambos escritores resignifican la memoria de un trauma histórico colectivo –el Holocausto –a luz de la experiencia individual.Citas
FERREIRA, Alice Cardoso Ferreira. “Testemunho e pós-memória em Noemi Jaffe e Michel Laub”. Anais Abralic, 2017. 1. v. p. 6380-6389. Disponível em: https://abralic.org.br/anais/?p=3&ano=2017. Acesso em 13 de janeiro de 2021.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Ed 34, 2006.
JAFFE, Noemi. O que os cegos estão sonhando? com o Diário de Lili Jaffe (1944-1945). São Paulo: Ed. 34, 2012.
LAUB, Dori. “An event witout a witness: truth, testimony and survival”. In: FELMAN, Shoshana (Org.). Testimony: crises of Witnessing in Literature, Psychoanalysis and History. Routledge: New York, 1992. p. 75-90.
LAUB, Michel. Diário da Queda. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
LEVI, Primo. Os afogados e os sobreviventes. Tradução Luiz Sérgio Henriques. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
LEVI, Primo. É isto um homem? Tradução de Luigi Del Re. Rio de Janeiro: Rocco, 1988.
OLIVEIRA, Lucal Amaral de. “O testemunho ético de Primo Levi sobre a zona cinzenta: um problema de julgamento e representação”. Patrimônio e memória. São Paulo, Unesp, v. 13, n. 1, p. 103-130, janeiro-junho, 2017.
PAULA, Marcelo Ferraz de. “O testemunho oblíquo em O que os cegos estão sonhando?, de Noemi Jaffe, e Maus, de Art Spiegelman”. Estudos de literatura brasileira contemporânea, n. 55, p. 285-308, set./dez. 2018.
PRADO, Rafael Barreto do. Imagens de língua na prosa literária brasileira: as narrativas do século XXI. 2016. 212 f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.
RODRIGUES, Breno Fonseca. “Memória e testemunho: a fragilidade da narrativa em O que os cegos estão sonhando?, de Noemi Jaffe”. Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG. Belo Horizonte, v. 10, n. 18, maio 2016. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/maaravi/article/view/14308/pdf. Acesso em: 18 de janeiro de 2021.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. “Trauma, lei e literatura: o olhar crítico de Shoshana Felman sobre o Direito (Prefácio)”. In: FELMAN, Shoshana. O inconsciente jurídico: julgamentos e traumas do século XX. Tradução Ariani Bueno Sudatti. São Paulo: Edipro, 2014. p. 7-13.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. Literatura da Shoah no Brasil. Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG. Belo Horizonte, v. 1, n. 1, out. 2007. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/maaravi/article/view/977/1086. Acesso em: 19 de janeiro de 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Sileyr dos Santos Ribeiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.