“CÍRCULO DE CULTURA” FREIREANO: ESPAÇO DIALÓGICO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
DOI :
https://doi.org/10.32359/debin2019.v2.n4.p10-20Mots-clés :
Legado freireano, Palavras-geradoras, Educação libertadora.Résumé
RESUMO
O legado de Paulo Freire inspira ações para o ensino, a pesquisa e a extensão nas universidades e escolas públicas brasileiras. Neste artigo, discutimos as contribuições do “círculo de cultura” sobre a vida e as obras freireanas a partir de uma dinâmica de reciprocidade de conhecimentos e experiências, fundamentadas na problematização e na sua pedagogia libertadora. Observamos o envolvimento dos participantes no movimento dialético (teoria e prática) na reflexão de suas próprias ações pedagógicas, a partir de “palavras-geradoras”.
Palavras-chave: Legado freireano; Palavras-geradoras; Educação libertadora.
Références
REFERÊNCIAS
BRASIL. Resolução CNE/CP n. 2, de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Diário Oficial da União, Brasília, 2 de julho de 2015 – Seção 1 – pp. 8-12.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 63.ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 63.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
FRIGOTTO, Gaudêncio. “ESCOLA SEM PARTIDO”: IMPOSIÇÃO DA MORDAÇA AOS EDUCADORES. e-Mosaicos, [S.l.], v. 5, n. 9, p. 11 - 13, jul. 2016.
SCOCUGLIA, Afonso Celso. O adeus e o legado de Paulo Freire. Revista de Educação. In.:______. A História das Idéias de Paulo Freire e a atual crise de paradigmas. 2.ed. João Pessoa: Ed. Universitária / UFPB, 1999.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
