CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM TRIANGULAR PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA EM ARTES

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.32359/debin2022.v4.n16.p229-247

Mots-clés :

Ensino de artes, Abordagem triangular, DCNERER, Currículo

Résumé

Fundamentado sobre a tríade ensino de Artes, Educação das Relações Étnico-Raciais e Abordagem Triangular (AT) sendo esta última uma sistematização de Ana Mae Barbosa (1989; 1998; 2012), o objetivo deste artigo é analisar aproximações e contribuições da AT para o ensino de Artes que atenda aos princípios das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (DCNERER), responsáveis por regulamentar o trabalho sobre tais conteúdos na educação básica. Tomando características da AT como suporte teórico-metodológico, inicialmente contextualizamos o ensino de Artes e algumas de suas principais alterações curriculares. Na sequência, abordamos questões relativas aos princípios das DCNERER. Em seguida, exploramos aspectos de aproximações entre tais princípios à Abordagem Triangular, ressaltando o quanto esta pode contribuir com o ensino de Artes na educação comprometido com a emancipação e a valorização da história e cultura africana e afro-brasileira.

Bibliographies de l'auteur-e

Jakslaine Silva da Penha, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e pesquisadora do LitERÊtura - Grupo de estudos e pesquisas em diversidade étnico-racial, literatura infantil e demais produtos culturais para as infâncias.

Débora Cristina de Araujo, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora de Educação das Relações Étnico-Raciais no Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), ambos da Ufes. Coordena o LitERÊtura - Grupo de estudos e pesquisas em diversidade étnico-racial, literatura infantil e demais produtos culturais para as infâncias. 

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Publié-e

2022-05-11

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Penha, J. S. da, & Araujo, D. C. de. (2022). CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM TRIANGULAR PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA EM ARTES. Revista Debates Insubmissos, 5(16), 229–247. https://doi.org/10.32359/debin2022.v4.n16.p229-247

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ- ABORDAGEM TRIANGULAR: TEORIA DE INTERPRETAÇÃO DAS ARTES E CULTURAS VISUAIS - UMA TEORIA INSUBMISSA

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