O USO DE CARTAS NA APRESENTAÇÃO DE PESQUISA CIENTÍFICA COMO POSSIBILIDADE DE INSUBORDINAR-SE CRIATIVAMENTE
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n23.p32-58Palavras-chave:
Insubordinação Criativa, Cartas na Pesquisa Científica, Dialogicidade.Resumo
Neste texto, discutimos a importância de nos insubordinarmos criativamente enquanto pesquisadores quanto à escrita e ao formato de apresentação de nossas pesquisas. Partindo do que pressupõe o Movimento da Insubordinação Criativa na Educação Matemática, trazemos reflexões sobre a necessidade de o Educador/ Pesquisador se questionar sobre os padrões de escrita e de apresentação existentes em sua área e buscar espaços para produzir formas de fazer. O que desencadeia esse texto é, também, a necessidade de enriquecimento da discussão sobre o uso de cartas para apresentar uma pesquisa científica. Assim, apresentamos uma possibilidade do uso de cartas na apresentação de uma tese na Educação Matemática. Para tanto, exibimos uma justificativa para nossa escolha, partindo do que pressupõe a Insubordinação Criativa para, na sequência, tratar do uso de cartas em si, justificando os caminhos percorridos até chegarmos nesta proposta. O objetivo aqui é o de fomentar novas possibilidades de escrita e formato de apresentação de pesquisas e de identificar as contribuições quanto ao uso de cartas nessa atividade, em especial, quando se trata da dialogicidade que essa escolha pode trazer para pesquisador junto ao seu leitor.
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