CONSIDERAÇÕES SOBRE O (RE)CONHECIMENTO DAS LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Mariana Sousa Dias UFF

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n26.p37-53

Palavras-chave:

África, Literatura, Educação

Resumo

Este  artigo  discute  o papel Literaturas  Africanas  em Língua  Portuguesa  como um dos pilares da educação  libertadora no século XXI.  Buscaremos  verificar  até  que ponto  esse  referencial,  como  recurso  pedagógico,  contribui  para  que  estudantes  da educação básica estejam aptos não somente a conhecerem suas próprias origens, mas também a tomarem  consciência  quanto a seu potencial  interventivo  diante  das iniquidades sociais.

Biografia do Autor

Mariana Sousa Dias, UFF

Pós-Doutoranda em Estudos de Literatura pela Universidade Federal Fluminense. Professora Efetiva do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio Pedro II, Campus São Cristóvão 3, onde também atua como pesquisadora do NELIPA (Núcleo de Estudos de Literatura Portuguesa e Africanas). Coordenadora da Equipe de Redação do Pré-Vestibular Social da Fundação CECIERJ. Seu desenvolvimento na área de Letras, com ênfase em Literaturas de Língua Portuguesa, é centrado nos seguintes temas: Literatura Comparada; Literatura, História e Memória; Literatura e outras artes; Ensino de Literaturas de Expressão em Língua Portuguesa; Ensino de Língua Portuguesa; Ensino de Produção Textual; Educação e Transdisciplinaridade.

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Publicado

2025-01-24

Como Citar

Dias, M. S. (2025). CONSIDERAÇÕES SOBRE O (RE)CONHECIMENTO DAS LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Debates Insubmissos, 7(26), 37–53. https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n26.p37-53

Edição

Seção

DOSSIÊ: Educação e espiritualidades: práticas, poiésis e reinvenções utópicas para a trans/formação humana

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