ESPIRITUALIDADE NA (TRANS) FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Direcionamentos epistemológicos de uma tese no campo da Difusão do Conhecimento em Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n25.p112-233

Palavras-chave:

Espiritualidade, Formação de Professores, Epistemologia, Difusão do Conhecimento

Resumo

Esse artigo teve como objetivo apresentar uma reflexão sobre os direcionamentos epistemológicos de uma tese de doutorado que versa sobre a espiritualidade na formação de professores a partir de uma abordagem da autobiografia de Rudolf Steiner. Considerando que nenhum trabalho científico  prescinde de uma orientação epistemológica, o artigo tratou de justificar a opção pelos paradigma e epistemologia da complexidade e da multirreferencialidade, respectivamente, pela via da bricolagem científica. Por aí, articulou autores e argumentos que deixaram evidente uma espécie de insurgência com relação aos fundamentos e olhares epistemológicos de cunho positivista. Ao defender um rigor outro na ciência, se opôs aos mecanismos e modelos tecnicista-linear, disjuntivo-redutor, sem, contudo, invalidá-los, por entender que são insuficientes para darem conta do sustento de uma pesquisa qualitativa no campo das categorias metafísicas como o é a espiritualidade. Explicou que a espiritualidade vem sendo referida como um conhecimento, uma dimensão da vida e uma variável psicosocioantropológica que capilariza todas as estancias do ser humano e suas práticas. Ponderou que, se a educação é uma das mais importantes práticas sociais na qual o professor tem papel absolutamente central com claros objetivos de (auto) formação humana constituídos historicamente, a espiritualidade, por isso, os atravessa. No que diz respeito ao professor, defendeu que as suas narrativas e análises decorrentes, revelariam  uma sequência de interrogações epistêmicas que este profissional faz em torno do cotidiano em que vive, fato que compõe por si só, um quadro de conhecimentos e saberes das suas formações o qual, de outro modo,  não poderia ser apreendido. Por esse motivo, a escolha do professor Rudolf Steiner em função da sua declarada experiência e posição de defesa da espiritualidade na educação. Por fim depreendeu que refletir sobre a espiritualidade como conhecimento pertinente da formação de professores é tarefa de essencial importância no contexto da crise paradigmática que atravessa a sociedade e a ciência contemporâneas ,de cujas revoluções é possível antever o despontar de uma Educação Transformadora.  

Biografia do Autor

Florencio Reverendo Anton Neto, UNEB

Doutorando em Difusão do Conhecimento pela UNEB e Mestre em Educação pelo UNASP-EC. Membro do Agogê-Grupo de pesquisa em Filosofia e História da Educação/ UNASP-EC. Pedagogo pela UNIBAHIA, Enfermeiro pela UNIRB e Psicólogo pela UNIFTC.Professor da Novvus Educação e  do CAPAEES-Centro de Aprimoramento Pessoal e Atenção em Educação e Saúde. Email: florencioanton@gmail.com

Dora Incontri, ULP

Pós-Doutora, Doutora e Mestra em Filosofia da Educação pela USP. Coordenadora Geral da Associação Brasileira de Pedagogia Espírita e da Universidade Livre Pampaedia. Email: dora.incontri62@gmail.com

Hugo Saba Pereira Cardoso, UNEB

Pós Doutor em Modelagem Computacional pelo CIMATEC, Doutor em Difusão do Conhecimento pela UFBA e Mestre em Modelagem Computacional pela FVC. Professor Titular da UNEB. Coordenador do Grupo de Pesquisa no CNPq - NÚCLEO DE PESQUISA APLICADA E INOVAÇÃO (NPAI) Email: hugosaba@gmail.com

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Publicado

2024-09-25

Como Citar

Reverendo Anton Neto, F., Incontri, D., & Saba Pereira Cardoso, H. (2024). ESPIRITUALIDADE NA (TRANS) FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Direcionamentos epistemológicos de uma tese no campo da Difusão do Conhecimento em Educação. Revista Debates Insubmissos, 7(25), 112–233. https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n25.p112-233

Edição

Seção

DOSSIÊ: Educação e espiritualidades: práticas, poiésis e reinvenções utópicas para a trans/formação humana

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