ESPIRITUALIDADE NA (TRANS) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Direcionamentos epistemológicos de uma tese no campo da Difusão do Conhecimento em Educação
DOI :
https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n25.p112-233Mots-clés :
Espiritualidade, Formação de Professores, Epistemologia, Difusão do ConhecimentoRésumé
Esse artigo teve como objetivo apresentar uma reflexão sobre os direcionamentos epistemológicos de uma tese de doutorado que versa sobre a espiritualidade na formação de professores a partir de uma abordagem da autobiografia de Rudolf Steiner. Considerando que nenhum trabalho científico prescinde de uma orientação epistemológica, o artigo tratou de justificar a opção pelos paradigma e epistemologia da complexidade e da multirreferencialidade, respectivamente, pela via da bricolagem científica. Por aí, articulou autores e argumentos que deixaram evidente uma espécie de insurgência com relação aos fundamentos e olhares epistemológicos de cunho positivista. Ao defender um rigor outro na ciência, se opôs aos mecanismos e modelos tecnicista-linear, disjuntivo-redutor, sem, contudo, invalidá-los, por entender que são insuficientes para darem conta do sustento de uma pesquisa qualitativa no campo das categorias metafísicas como o é a espiritualidade. Explicou que a espiritualidade vem sendo referida como um conhecimento, uma dimensão da vida e uma variável psicosocioantropológica que capilariza todas as estancias do ser humano e suas práticas. Ponderou que, se a educação é uma das mais importantes práticas sociais na qual o professor tem papel absolutamente central com claros objetivos de (auto) formação humana constituídos historicamente, a espiritualidade, por isso, os atravessa. No que diz respeito ao professor, defendeu que as suas narrativas e análises decorrentes, revelariam uma sequência de interrogações epistêmicas que este profissional faz em torno do cotidiano em que vive, fato que compõe por si só, um quadro de conhecimentos e saberes das suas formações o qual, de outro modo, não poderia ser apreendido. Por esse motivo, a escolha do professor Rudolf Steiner em função da sua declarada experiência e posição de defesa da espiritualidade na educação. Por fim depreendeu que refletir sobre a espiritualidade como conhecimento pertinente da formação de professores é tarefa de essencial importância no contexto da crise paradigmática que atravessa a sociedade e a ciência contemporâneas ,de cujas revoluções é possível antever o despontar de uma Educação Transformadora.
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