SOBRE A RAZÃO INDISCIPLINADA
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2022.v5.n19.p242-256Schlagworte:
Infância, Razão, MitoAbstract
O ensaio realiza um passeio por tópicos da filosofia antiga, da mitologia grega, das artes e das práticas educacionais contemporâneas, além de fatos da política brasileira durante o auge da pandemia do coronavírus, para refletir sobre o estatuto da infância na cultura e na filosofia. As ideias e os conceitos abordados mostram como os saberes da infância são desconsiderados como produções intelectuais, sendo essa desqualificação produto de uma visão que subestima a inteligência e autonomia infantis.
Literaturhinweise
BRASIL.“Pequenos heróis contra o vilão coronavírus”. In: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2020-2/maio/HERISCONTRAOVILOCORONAVRUS..pdf. Acesso em agosto de 2020.
DÉTIENNE, Marcel; VERNANT, Jean-Pierre. Métis. As astúcias da inteligência. Trad. Filomena Hirata. São Paulo: Odysseus, 2008.
GOLDEN, Mark. Children and Childhood in Classical Athens. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1990.
PASSÔ, Grace. Amores surdos. Rio de Janeiro: Cobogó, 2012.
PLATÃO. As leis, ou da legislação e epinomis. Trad. Edson Bini. Bauru, São Paulo: Edipro, 1999.
_____. A república [ou sobre a justiça, diálogo político]. Trad. Anna Lia Amaral de Almeida Prado. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
THE ECONOMIST. “How Modern Families Increase Social Inequality”. In: https://youtu.be/hSmAYUnZyxE. Acesso em agosto de 2020.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
