EL DESAFÍO DE LA DOCENCIA: BIOGRAFÍA, ACTIVISMO Y REDES CURRICULARES EN LAS ESCUELAS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2020.v3.n11.p10-29

Keywords:

Discursos, géneros, sexualidad, performatividades, biografía

Abstract

Las biografías son fragmentos que nos presentan la vida de diversos puntos. Estas narran experiencias, tramas y construcciones de identidades. Aquí nos interesan los modos y las “verdades” sobre la sexualidad y como ellas sociabilizaron experiencias en las escuelas. Con tres docentes que actúan en escuelas de ciudades del interior de los estados de Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, presentamos los diferentes manejos con los cuales la sexualidad funcionó, cumpliendo una función de saber y poder. A través de las narrativas fue posible observar cómo los sujetos construyeron sus cadenas de significados y estructuraron sus performatividades. Estas operaron mediadas con la responsabilidad con el futuro de sus estudiantes, la imagen de buena/o profesional y la homofobia.

Author Biographies

Jimena De Garay Hernandez, Instituto de Psicologia-Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora adjunta no Instituto de Psicologia da UERJ. Doutora em Psicologia Social (UERJ). Mestra em Psicologia Social -Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui graduação em Psicologia - Universidad Nacional Autonoma de Mexico (2009). Tem experiência na área de Psicologia social, atuando principalmente nos seguintes temas: sociedade, gênero, sexualidade, educação, infância, juventude, feminismo, homoparentalidade e privação de liberdade. Tem colaborado com diversas organizações do movimento feminista e LGBT.

Letícia Carolina Pereira do Nascimento, Universidade Federal do Piauí

Mulher Travesti, Negra e Gorda. É leonina, com lua em Capricórnio. Filha de Xangô e Iansã, no Candomblé de tradição Ketu. Filha de Cabocla na Ciência da Jurema Sagrada. Feiticeira de Devires e Bruxa da Sociopoética. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI/PPGEd). Formada em Pedagogia (UFPI/Parnaíba), com Mestrado em Educação pela UFPI/PPGEd. Professora Assistente do curso de Pedagogia da UFPI, no Campus Amílcar Ferreira Sobral, Floriano/PI, na área de Metodologias de Ensino e Estágio Supervisionado. Vinculada aos seguintes núcleos: Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação Gênero e Cidadania (NEPEGECI) e a Rede Interdisciplinar de Mulheres Acadêmicas do Semiárido (RIMAS). Pesquisadora filiada a Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN). É vinculada ao Grupo Piauiense de Transexuais e Travestis (GPTRANS) e ao Fórum Nacional de Travestis e Transexuais Negras e Negros (FONATRANS). Desenvolve pesquisas na área de Gênero e Educação com foco no Transfeminismo, Feminismo Negro, Interseccionalidades e Decolonialidade.

Marcio Caetano, Universidade Federal de Pelotas

Pós-doutor em Currículo e Narrativas Audiovisuais, com apoio do PNPD-CAPES, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e sob supervisão da Profa. Dra. Conceição Soares. Coordenador do Centro de Memória LGBTI João Antônio Mascarenhas (UFPEL/FURG/UFES/UFOB). Graduado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com mestrado e doutorado em educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Como parte dos estudos de pós-graduação, realizou estágio no Programa de Estudios Feministas do Centro de Investigaciones Interdisciplinarias en Ciencias y Humanidades da Universidad Nacional Autónoma de México (CEIICH- UNAM). Docente na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), orienta investigações desenvolvidas nos Programas de Pós-graduação em Educação e em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Os seus temas de interesse e pesquisa são: 1. currículos e culturas; 2. masculinidade(s) e 3. população lésbica, gay, bissexual, travesti e transexual e 4. estudos decoloniais e subalternos.

References

AKOTIRENE, C. Interseccionalidade. São Paulo: Pólen, 2019. Coleção Sueli Carneiro.

BHABHA, H. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2006.

BENTO, B. A reinvenção do corpo: sexualidade e gênero na experiência transexual. Rio de Janeiro: Garamond, 2006.

BONDIA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. Jan-Abr de 2002, nº 19.

BUTLER, J. Problemas de gênero. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

CAETANO, M. Performatividades reguladas: heteronormatividade, narrativas biográficas e educação. Curítiba: Appris, 2016.

CAETANO, M.; GOULART, T.; SILVA, M. Ensaio sobre a heteronormatividade: modos curriculares de aprendizagem das sexualidades e do gênero. Atos de Pesquisa em Educação. vol. 11, n. 2, ago./nov. 2016, p.634-655

CAETANO, M.; SILVA JUNIOR, P.; DE GARAY HERNANDEZ, J. Ninguém nasce homem, torna-se homem: as masculinidades no corpo e o corpo nas práticas curriculares das masculinidades. Revista Periódicus, 2a edição, nov/2014 – abril/2015. pp. 1-11.

FOUCAULT, M. História da sexualidade: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1980. Vol. 1.

____. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 2002.

____. A verdade e as formas jurídicas. Rio de Janeiro: Nau Editora, 2003.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

PÉREZ, Carmen. Professoras alfabetizadoras: histórias plurais, práticas singulares. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

RODRÍGUEZ, M. El feminismo francés de La diferencia. In AMORÓS, C. Historia de la teoría feminista. Madrid: Instituto de Investigaciones Feministas de la Universidad Complutense de Madrid/Consejería de Presidencia, Dirección General de la Mujer, 1994.

SILVA, T. T. (Org.). O sujeito da educação: estudos Foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 1994.

____; HALL, S.; WOODWARD, K. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

Published

2021-01-10

How to Cite

De Garay Hernandez, J., Nascimento, L. C. P. do, & Caetano, M. (2021). EL DESAFÍO DE LA DOCENCIA: BIOGRAFÍA, ACTIVISMO Y REDES CURRICULARES EN LAS ESCUELAS. Revista Debates Insubmissos, 3(11), 10–29. https://doi.org/10.32359/debin2020.v3.n11.p10-29

Issue

Section

Artigos Livres

Similar Articles

1 2 3 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.