INTERSECCIONALIDADE: GÊNERO SEXUALIDADE E RELAÇÕES RACIAIS EM EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n22.p31-53Keywords:
LGBTQIA , identidade, raça.Abstract
O artigo apresentado tem caráter de revisão bibliográfica, com o objetivo de investigar produções no âmbito da educação, que abordam a temática de gênero, sexualidade e relações étnico raciais. A pesquisa em questão, integra uma pesquisa mais ampla, cujo objetivo é explicitar as repercussões dos processos educativos, vivenciados por jovens LGBTQIA+ negras, na formação de suas identidades. Foram analisadas referências da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, e produções de outras fontes, considerando uma articulação com tema. Os principais pontos observados nos conteúdos analisados, abordam: silenciamento, igualdade, diferença e desigualdade. Ressalta-se a importância dos resultados da pesquisa, apresentadas neste artigo, para construção do conhecimento científico, que coloca em foco, identidades que são posicionados a margem por lógicas hegemônicas. Identifica-se ainda, que, a temática proposta e público investigado, tem sido alvos de ataques e retrocessos advindos de articulações de uma rede de poder ultraconservadora.References
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