ENTRE CONTRASTES E CONSONÂNCIAS: EDUCAÇÃO DO CAMPO EM DIFERENTES TERRITORIALIDADES

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.32359/debin2022.v4.n16.p302-319

Mots-clés :

Palavras-chaves, Educação do Campo, Cartografia, Territorialidade.

Résumé

O presente relato se propõe a apresentar como se configura a trajetória cartográfica de duas escolas do campo: a  Escola Municipal Santo Antônio, localizada no município de Guarinos - Go; e a escola localizada no distrito de Carnaíba de Baixo, o Colégio Estadual de Carnaíba – Pindobaçu, Bahia. A partir da cartografia proposta por Gilles Deleuze e Félix Guattari em “Mil Platôs” (1980), pode-se compreender como o viés da Educação do Campo está principalmente ligado à noção de levar educação aos trabalhadores camponeses, com o objetivo de se encontrarem, se organizarem e assumirem como sujeitos intimamente responsáveis pela construção de sua vida, e de seu futuro.

Biographie de l'auteur

Laiz Mara Meneses Macedo, IFRN

Bacharel em Ciências Sociais

Mestra em Antropologia

Especialista em Educação Especial e inclusiva

Doutoranda em Educação Profissional

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Publiée

2022-05-11

Comment citer

Meneses Macedo, L. M. (2022). ENTRE CONTRASTES E CONSONÂNCIAS: EDUCAÇÃO DO CAMPO EM DIFERENTES TERRITORIALIDADES. Revista Debates Insubmissos, 5(16), 302–319. https://doi.org/10.32359/debin2022.v4.n16.p302-319

Numéro

Rubrique

Pautas Insubmissas

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