VIRTÙ, FORTUNA E REALISMO POLÍTICO: MÉTODO E LIDERANÇA EM O PRÍNCIPE DE MAQUIAVEL: MÉTODO E LIDERANÇA EM O PRÍNCIPE DE MAQUIAVEL

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n29.p237-249

Mots-clés :

Virtù; Fortuna; Realismo Político.

Résumé

Este estudo adota uma abordagem qualitativa para analisar O Príncipe de Nicolau Maquiavel. Utilizamos um método hermenêutico para interpretar suas ideias centrais sobre poder, Virtù e Fortuna, realizando leituras críticas de trechos que evidenciam a relação entre práticas políticas e a natureza humana. A seleção dos textos foca em passagens que discutem a dinâmica entre ética e pragmatismo na política. Objetivo é desafiar interpretações simplistas, reconhecendo a interação complexa de fatores que influenciam a política e a importância das decisões estratégicas dos líderes. Concluímos que a obra de Maquiavel estimula a reflexão sobre a capacidade dos líderes de moldar a vontade coletiva, oferecendo insights essenciais para a compreensão da política em sociedades complexas.

Bibliographies de l'auteur

Lelio Favacho Braga, CENTRO UNIVERSITÁRIO ÚNICA/SEDUC-PA

Docente efetivo da Secretaria Estadual de Educação do Pará (SEDUC-PA), atuando na disciplina de Filosofia. Doutor em Educação pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE), em São Paulo, Brasil, na linha de pesquisa Educação, Filosofia e Formação Humana, sob orientação do Prof. Dr. Antônio Joaquim Severino. Durante o doutorado, realizou um Módulo Internacional na Universidad Nacional de San Martín (UNSAM), em Buenos Aires, Argentina. Sua tese, defendida em janeiro de 2017, investigou os impactos da aprendizagem da Filosofia no Ensino Médio sobre a formação filosófica do pedagogo, por meio de um estudo de caso na Universidade Federal do Pará (UFPA). Possui mestrado em Ciência Política pela UFPA, na linha de pesquisa Fundamentos da Teoria Política e Método. Graduado em Filosofia, Pedagogia e Ciências Sociais, com especialização em Filosofia da Educação e Gestão Escolar. Atua como parecerista e membro do Comitê Editorial da revista Saberes (UFRN) e do Conselho Editorial da revista Conexões de Saberes (UFPA). Integra o Grupo de Pesquisa em Filosofia da Educação (GRUPEFE - UNINOVE). Possui experiência nas áreas de Fundamentos da Educação e Filosofia, com produção acadêmica voltada primordialmente para pesquisas em epistemologia e práticas de ensino, explorando a interface entre filosofia, educação e formação humana. Seus estudos investigam como as teorias epistemológicas podem fundamentar e transformar as práticas pedagógicas, contribuindo para a reflexão crítica sobre a construção do conhecimento e a formação de educadores.

Maria Gilvania da Silva Alves, Centro Universitário Única

Graduada em Filosofia, Pedagogia e Educação Física (Licenciaturas), com formação que integra conhecimentos teóricos e práticos nas áreas humanas, educacionais e da saúde. Especializou-se em Neuropsicopedagogia e Educação Especial e Inclusiva, Metodologia da Pesquisa Científica, Atividade Física e Fisiologia do Exercício, Filosofia da Educação e Educação Física Escolar e Atividade de Recreação. Parecerista do periódico Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação - vinculada ao Departamento de Educação do CERES - Centro de Ensino Superior do Seridó, da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte). Tem experiência nas áreas de Fundamentos da Educação, Filosofia e Metodologia da Pesquisa Científica, atuando principalmente nos seguintes temas: Metodologia da Pesquisa Científica, Fundamentos da Educação, Fundamentos da Filosofia e práticas pedagógicas relacionadas à Educação Física.

Aline Nascimento Braga, UFPA/IEMCI

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemáticas no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas - PPGECM, do Instituto de Educação Matemática e Científica - IEMCI, da Universidade Federal do Pará - UFPA. Mestrado em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas pelo Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática - PPGDOC/IEMCI/UFPA (2018). Especialização Educação Especial pela Faculdade Única de Ipatinga (2019). Especialização em Psicologia da Educação e Aprendizagem pela Faculdade Conexão - Grupo Prominas (2023). Graduação em Ciências Naturais, Licenciatura Plena, com o Título de Destaque Acadêmico, pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2014). Graduação em Pedagogia, Licenciatura Plena pelo Instituto Superior de Educação Ibituruna - ISEIB (2018). Graduação em Biologia, Licenciatura Plena, pelo Centro Universitário FAVENI (2020). Integrante dos Grupos de Pesquisa do CNPq: Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação (GETIC/UFPA) e do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Física da UFPA (GPECF). Pertence ao comitê editorial da revista Saberes (Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educação), vinculada ao Departamento de Educação do Ceres - UFRN. Tem experiência nas áreas de Educação, Ciências e Matemáticas, com ênfase em Ensino e Aprendizagem em Educação, Ciências e Matemáticas.

Références

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SALATINI, Rafael; Del Roio, Marcos (organizadores). Reflexões sobre Maquiavel. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014, p.256.

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Publiée

2025-10-05

Comment citer

Braga, L. F., Alves, M. G. da S., & Braga, A. N. (2025). VIRTÙ, FORTUNA E REALISMO POLÍTICO: MÉTODO E LIDERANÇA EM O PRÍNCIPE DE MAQUIAVEL: MÉTODO E LIDERANÇA EM O PRÍNCIPE DE MAQUIAVEL. Revista Debates Insubmissos, 8(29), 237–249. https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n29.p237-249

Numéro

Rubrique

Dossiê - Educação e Ciências: práticas de ensino, reflexão e diálogo na alfabetização científica.

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