VIRTUE, FORTUNE, AND POLITICAL REALISM: METHOD AND LEADERSHIP IN THE PRINCE BY MACHIAVELLI

Authors

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n29.p237-249

Keywords:

Virtù; Fortuna; Realismo Político.

Abstract

This study adopts a qualitative approach to analyze “The Prince” by Niccolo Machiavelli. We use a hermeneutic method to interpret his central ideas about power, Virtù and Fortuna, carrying out critical readings of excerpts that highlight the relationship between political practices and human nature. The selection of texts focuses on passages that discuss the dynamics between ethics and pragmatism in politics. The aim is to challenge simplistic interpretations, recognizing the complex interaction of factors that influence policy and the importance of leaders' strategic decisions. We conclude that Machiavelli's work stimulates reflection on the ability of leaders to shape the collective will, offering essential insights for understanding politics in complex societies.

Author Biographies

Lelio Favacho Braga, CENTRO UNIVERSITÁRIO ÚNICA/SEDUC-PA

Docente efetivo da Secretaria Estadual de Educação do Pará (SEDUC-PA), atuando na disciplina de Filosofia. Doutor em Educação pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE), em São Paulo, Brasil, na linha de pesquisa Educação, Filosofia e Formação Humana, sob orientação do Prof. Dr. Antônio Joaquim Severino. Durante o doutorado, realizou um Módulo Internacional na Universidad Nacional de San Martín (UNSAM), em Buenos Aires, Argentina. Sua tese, defendida em janeiro de 2017, investigou os impactos da aprendizagem da Filosofia no Ensino Médio sobre a formação filosófica do pedagogo, por meio de um estudo de caso na Universidade Federal do Pará (UFPA). Possui mestrado em Ciência Política pela UFPA, na linha de pesquisa Fundamentos da Teoria Política e Método. Graduado em Filosofia, Pedagogia e Ciências Sociais, com especialização em Filosofia da Educação e Gestão Escolar. Atua como parecerista e membro do Comitê Editorial da revista Saberes (UFRN) e do Conselho Editorial da revista Conexões de Saberes (UFPA). Integra o Grupo de Pesquisa em Filosofia da Educação (GRUPEFE - UNINOVE). Possui experiência nas áreas de Fundamentos da Educação e Filosofia, com produção acadêmica voltada primordialmente para pesquisas em epistemologia e práticas de ensino, explorando a interface entre filosofia, educação e formação humana. Seus estudos investigam como as teorias epistemológicas podem fundamentar e transformar as práticas pedagógicas, contribuindo para a reflexão crítica sobre a construção do conhecimento e a formação de educadores.

Maria Gilvania da Silva Alves, Centro Universitário Única

Graduada em Filosofia, Pedagogia e Educação Física (Licenciaturas), com formação que integra conhecimentos teóricos e práticos nas áreas humanas, educacionais e da saúde. Especializou-se em Neuropsicopedagogia e Educação Especial e Inclusiva, Metodologia da Pesquisa Científica, Atividade Física e Fisiologia do Exercício, Filosofia da Educação e Educação Física Escolar e Atividade de Recreação. Parecerista do periódico Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação - vinculada ao Departamento de Educação do CERES - Centro de Ensino Superior do Seridó, da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte). Tem experiência nas áreas de Fundamentos da Educação, Filosofia e Metodologia da Pesquisa Científica, atuando principalmente nos seguintes temas: Metodologia da Pesquisa Científica, Fundamentos da Educação, Fundamentos da Filosofia e práticas pedagógicas relacionadas à Educação Física.

Aline Nascimento Braga, UFPA/IEMCI

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemáticas no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas - PPGECM, do Instituto de Educação Matemática e Científica - IEMCI, da Universidade Federal do Pará - UFPA. Mestrado em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas pelo Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática - PPGDOC/IEMCI/UFPA (2018). Especialização Educação Especial pela Faculdade Única de Ipatinga (2019). Especialização em Psicologia da Educação e Aprendizagem pela Faculdade Conexão - Grupo Prominas (2023). Graduação em Ciências Naturais, Licenciatura Plena, com o Título de Destaque Acadêmico, pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2014). Graduação em Pedagogia, Licenciatura Plena pelo Instituto Superior de Educação Ibituruna - ISEIB (2018). Graduação em Biologia, Licenciatura Plena, pelo Centro Universitário FAVENI (2020). Integrante dos Grupos de Pesquisa do CNPq: Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação (GETIC/UFPA) e do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Física da UFPA (GPECF). Pertence ao comitê editorial da revista Saberes (Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educação), vinculada ao Departamento de Educação do Ceres - UFRN. Tem experiência nas áreas de Educação, Ciências e Matemáticas, com ênfase em Ensino e Aprendizagem em Educação, Ciências e Matemáticas.

References

BERCOVICI, Gilberto. Soberania e Constituição: para uma crítica do constitucionalismo. São Paulo: Quartier Latin, 2008, p. 384.

BIANCHI, Álvaro. Croce, Gramsci e a Autonomia da Política. Revista de Sociologia e Política. v. 29, p. 15-30, 2007.

GRAMSCI, Antonio. Quaderni Del Cárcere. Edizione critica dell’Istituto Gramsci; a cura di Valentino Gerratana. 4 v. Torino: Einaudi, 2001, p. 3650.

MACHIAVELLI, Niccolò. O Príncipe: com comentários de Napoleão Bonaparte I e Cristina da Suécia. Tradução de Mário e Celestino da Silva. Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial, 2019, p.160.

SKINNER, Quentin. As Fundações do Pensamento Político Moderno. (Vol. 2) - A era da reforma. Lisboa: Leya, 2023, p.428.

SALATINI, Rafael; Del Roio, Marcos (organizadores). Reflexões sobre Maquiavel. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014, p.256.

Published

2025-10-05

How to Cite

Braga, L. F., Alves, M. G. da S., & Braga, A. N. (2025). VIRTUE, FORTUNE, AND POLITICAL REALISM: METHOD AND LEADERSHIP IN THE PRINCE BY MACHIAVELLI. Revista Debates Insubmissos, 8(29), 237–249. https://doi.org/10.32359/debin2025.v8.n29.p237-249

Issue

Section

Dossiê - Educação e Ciências: práticas de ensino, reflexão e diálogo na alfabetização científica.

Similar Articles

1 2 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.