O ENFRENTAMENTO DO RACISMO PATRIARCAL E DA INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NO CONTEXTO EDUCACIONAL: REFLEXÕES DESDE O PENSAMENTO DECOLONIAL E DO FEMINISMO NEGRO

Autores

  • Michele Guerreiro Ferreira Professora da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco
  • Camila Ferreira da Silva Centro de Educação - Universidade Federal de Pernambuco
  • Eunice Pereira da Silva Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2020.v3.n10.p145-161

Palavras-chave:

memória, racismo patriarcal, intolerância religiosa, contexto educacional

Resumo

O ensaio tem enquanto objetivo compreender as marcas da Memória Hegemônica e Vivida no enfrentamento do racismo patriarcal e da intolerância religiosa no contexto educacional. Situamos tal discussão no âmbito da implementação da Lei 11.645/08 que modifica a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96), tornando obrigatório o ensino de história e cultura africana, afro-brasileira e indígena no sistema educacional. Filiamo-nos às Abordagens Teóricas do Pensamento Decolonial e do Feminismo Negro. Neste estudo bibliográfico os resultados preliminares apontam dois aspectos estruturantes do racismo patriarcal e da intolerância religiosa no contexto educacional: 1) o silenciamento do protagonismo das mulheres negras no tempo-espaço-histórico. 2) subalternização das religiões de matriz afro. Esse contexto nos faz compreender que uma educação antirracista, antissexista e de enfrentamento à intolerância religiosa perpassa, diretamente, pela fratura da amnésia de origem que tem negado/silenciado, historicamente, experiências outras que se dissociem da Memória Hegemônica.

Biografia do Autor

Michele Guerreiro Ferreira, Professora da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco

Possui graduação em Ciências Sociais (2004) e especialização em História do Brasil (2009) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru; mestrado em Educação Contemporânea (2013) e doutorado em Educação (2018) pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professora de Sociologia e História na educação básica - Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco. Associada da ABPN (Associação Brasileira de Pesquisadoras/es Negras/os) e da ALAS (Associação Latino-Americana de Sociologia); Integrante do NUPEFEC (Núcleo de Pesquisa, Extensão e Formação em Educação do Campo) CAA/UFPE, do Instituto de Estudos da América Latina (IAL-UFPE) e do Grupo de Estudo Pós-Coloniais e Teoria da Complexidade em Educação/ CAA-UFPE. Integra a Equipe Editorial da Revista Interritórios (https://periodicos.ufpe.br/revistas/interritorios/index).Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação das Relações Étnico-Raciais; Política, Práticas e Práxis Curriculares; Educação do Campo; Estudos Pós-Coloniais; Pensamento Decolonial e Interculturalidade.

Camila Ferreira da Silva, Centro de Educação - Universidade Federal de Pernambuco

Pedagoga (2015) pela Universidade Federal de Pernambuco/Centro Acadêmico do Agreste – UFPE/CAA. Mestra (2018) em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica-PIBIC, no período de 2013 a 2015. Faz Parte do Grupo de Estudos Pós-Coloniais Latino- Americanos, Teoria da Complexidade e Educação coordenado pelo Prof. Dr. Janssen Felipe da Silva, PPGEdu/PPGEDUC-UFPE/CAA. Pesquisadora do Grupo de Estudos em Educação, Raça, Gênero e Sexualidade, Coordenado pela professora Dr. Denise Maria Botelho, PPGECI/UFRPE/DED.

Eunice Pereira da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEduc/UFPE/CAA). Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco/Centro Acadêmico do Agreste - UFPE/CAA. Integrante do Grupo de Estudos Pós-Coloniais Latino-Americanos, Teoria da Complexidade e Educação coordenado pelo Prof. Dr. Janssen Felipe da Silva PPGEduc/UFPE/CAA e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Raça, Gênero e Sexualidades Audre Lorde coordenado pela Profª. Drª. Denise Maria Botelho PPGECI-UFRPE/DED.

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Publicado

2020-09-10

Como Citar

Ferreira, M. G., Silva, C. F. da, & Silva, E. P. da. (2020). O ENFRENTAMENTO DO RACISMO PATRIARCAL E DA INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NO CONTEXTO EDUCACIONAL: REFLEXÕES DESDE O PENSAMENTO DECOLONIAL E DO FEMINISMO NEGRO. Revista Debates Insubmissos, 3(10), 145–161. https://doi.org/10.32359/debin2020.v3.n10.p145-161

Edição

Seção

Dossiê: Educação das Relações Étnico-Raciais

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