Sulla rivista

A Estudos Universitários surgiu como uma proposta de extensão universitária idealizada por Paulo Freire em 1962, ano em que o educador fundou, com outros colaboradores, o Serviço de Extensão Cultural (SEC) da Universidade do Recife (atual Universidade Federal de Pernambuco - UFPE). A revista, vinculada de forma integral à Pró-Reitoria de Extensão (Proext/UFPE), sendo editada pela Coordenação de Comunicação e Informação (CCI), tem natureza inter e multidisciplinar e promove a circulação dos saberes e o diálogo entre a academia e os diversos setores da sociedade, por meio da publicação de seus números. Nas suas diversas seções, a Estudos Universitários publica estudos, ensaios, entrevistas, relatos de experiência, resenhas e traduções, além de produtos de criação literária como contos e poemas. Número a número, a Estudos Universitários atualiza a premissa de sua fundação: refletir a missão da Universidade na realidade brasileira.

Publica: estudos, ensaios, entrevistas, relatos de experiência, resenhas, contos e poemas; 

Idioma: português;

ISSN: 2675-7354;

Periodicidade: semestral (até dez. 2023); publicação em fluxo contínuo (desde jan. 2024).

Avvisi

Estudos Universitários: prorrogação do prazo para submissão 

2025-10-02

A revista Estudos Universitários informa que o prazo para submissão de trabalhos à chamada temática “Inteligência Artificial: usos, avanços e limitações” foi prorrogado até o dia 20 de outubro de 2025.

São aceitos artigos, ensaios, relatos de experiência e resenhas. Consulte as normas da revista e submeta seu trabalho pelo sistema de submissão disponível na página da publicação.

Leggi di più al riguardo di Estudos Universitários: prorrogação do prazo para submissão 

Ultimo numero

V. 41 N. 1 (2024): Fome: panorama de uma miséria social
					Visualizza V. 41 N. 1 (2024): Fome: panorama de uma miséria social

Estudos Universitários: revista de cultura (EUs), vinculada à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), traz, como proposta temática para o volume 41, n. 1, a FOME, em seus variados aspectos e desdobramentos. A EUs pretende provocar os diversos campos do mundo acadêmico a refletir sobre este problema que assola seis a cada dez casas brasileiras, as quais não possuem acesso integral à alimentação e, ainda, entender o porquê da fome persistir, sobretudo, nas periferias brasileiras, principalmente das regiões Norte e Nordeste do país, afetando, com mais intensidade, crianças e mulheres.

Pubblicato: 2024-12-02

Editorial

Ensaios

Estudos

Relatos

Visualizza tutte le uscite