Dialogismo no ensino de língua espanhola pelo Instagram
Mots-clés :
Análise Dialógica do Discurso, Ensino de língua estrangeira, Espanhol, Instagram.Résumé
: Neste trabalho analisamos publicações no Instagram voltadas para o ensino de língua espanhola. Para tanto, selecionamos um perfil como representativo de uma prática que se intensificou na rede social devido à pandemia mundial de Covid-19 e à busca pela aquisição de novos conhecimentos. Tendo como base os conceitos de diálogo e enunciado desenvolvidos em ensaios de autores pertencentes ao Círculo de Bakhtin, analisamos o discurso sobre o ensino de língua espanhola que emerge em um espaço pouco convencional para o ensino de idiomas, uma rede social, procurando detalhar aspectos do diálogo estabelecido entre o perfil da professora e os enfoques sobre o ensino de língua estrangeira. Ademais, verificamos questões relacionadas à imagem do “estudante” brasileiro de língua espanhola presente na rede. Constatamos que os enunciados da professora dialogam majoritariamente com o método gramática e tradução e veiculam uma representação dos seguidores com pouca autonomia e capacidade, pois não há espaço para o pensamento crítico diante das questões linguísticas e culturais apresentadas.
Références
ALONSO, Ecina. ¿Cómo ser profesor/a y querer seguir siéndolo?. 1.ed. Madrid: Editora Edelsa, 1994.
BAKHTIN, Mikhail. O texto na linguística, na filologia e em outras ciências humanas. In: BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016. p. 29-106.
FARACO, Carlos Alberto. Linguagem e diálogo: as ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin. São Paulo: Editora Parábola, 2009.
MARCHEZAN, Renata Coelho. Diálogo. In: BRAIT, Beth. (org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Editora Contexto, 2006. p. 116.
MENEZES, Vera Lucia de Oliveira e Paiva. Como se aprende uma língua estrangeira? In: ANASTÁCIO, Elza Braga Araújo.; MALHEIROS, Maria Rita Tavares Lima; FIGLIOLINI, Maria Clara Reis (orgs.). Tendências contemporâneas em Letras. Campo Grande: Editora da UNIDERP, 2005.
MURTA, Cláudia Rodrigues; SOUZA, Valeska Virgínia Soares. Letramento digital: redes sociais como fonte de (des)informação. In: AREIAS, Geovana Barbosa.; MAISSIAT, Juliana; RODRIGUES, Valéria Martins. (org.). Letramento digital: estado da arte. Curitiba: Editora CRV, 2021. v. 2, p. 121-138.
VIGOTSKY, Lev Semyonovich. A formação social da mente: o desenvolvimento social da mente. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2007.
VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2018.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
© Autor, concedendo à revista o direito à primeira publicação 2024

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).