QUE AUSCHWITZ NÃO SE REPITA: QUANDO A BARBÁRIE RONDA O COTIDIANO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2021.v4.n16.p12-33

Palavras-chave:

Barbárie, Educação, Semiformação, Desumanização.

Resumo

O presente ensaio tem por escopo problematizar o cotidiano com a intenção de apontar elementos para compreender este cenário que nos ameaça e nos desestabiliza. Para tanto, inicia-se com uma espécie de diagnóstico de época, traçando um cenário a partir da seleção aleatória de fatos que corriqueiramente circulam nos meios de comunicação ou nas redes sociais. Na sequência são apresentados alguns elementos que possam contribuir para compreender tal cenário e com o aporte teórico de Theodor Adorno, indicar que possibilidades a educação ainda possui de ser um espaço de emancipação e de prevenção contra a barbárie.


Biografia do Autor

Ricardo Cocco, Universidade Federal de Santa Maria Campus Frederico Westphalen - RS

Doutor em Educação pela Universidade de Passo Fundo com Doutorado Sanduíche no Instituto Politécnico de Portalegre - Portugal. Técnico em Assuntos Educacionais e Professor Formador na Universidade Federal de Santa Maria Campus Frederico Westphalen - RS.

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo - UPF

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UPF; Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES/UPF).

Referências

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Publicado

2022-05-11

Como Citar

Cocco, R., & Fávero, A. A. (2022). QUE AUSCHWITZ NÃO SE REPITA: QUANDO A BARBÁRIE RONDA O COTIDIANO. Revista Debates Insubmissos, 5(16), 12–33. https://doi.org/10.32359/debin2021.v4.n16.p12-33

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